Prefeitos do Paraná apresentam pauta municipalista a Álvaro Dias
Acompanhe O Assunto é Política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Prefeitos do Paraná apresentam pauta municipalista a Álvaro Dias

O Assunto é Política por Diniz Neto em 08/06/2018 - 10:04

ALVARO PRESIDENTE

Todos os espaços do Madalosso, em Curitiba, ficaram lotados na reunião suprapartidária realizada pelo senador Alvaro Dias (Podemos). Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas de diferentes partidos compareceram e manifestaram apoio à candidatura de Alvaro a presidente da República.

Segundo nota distribuída pelo senador a reunião foi organizada pelo Movimento Suprapartidário pelo Desenvolvimento do Paraná, pelo Instituto Democracia e Liberdade (IDL) e pelo Pró-Paraná que propõe o apoio suprapartidário ao projeto de Refundação da República.

Um texto oficial diz que “no grande encontro cívico realizado em Curitiba nesta quinta-feira (07/06), Alvaro Dias foi aclamado por ex-Governadores, deputados, mais de 300 prefeitos, além de vice-prefeitos e vereadores, personalidades do esporte, do setor produtivo e do meio artístico”.

 

 

TUDO CERTO, NADA RESOLVIDO

Contrariando o que se imaginava, os pré-candidatos ao governo do Paraná não foram convidados e os presidentes de partidos também não.

Mas os pré-candidatos e todos os partidos foram citados pelo senador. Ele espera ter o apoio formal de todos eles para presidente da República.

Se o convite para este apoio será atendido teremos que aguardar um ou mais oportunidades.

 

 

OSMAR DIAS

Como Osmar Dias é irmão de Alvaro Dias e pré-candidato a governador pelo PDT, a posição de Alvaro de trabalhar pelo consenso no estado foi utilizada das mais diversas formas, inclusive de forma distorcida e contra Osmar.

Claro que as atenções se voltaram a Osmar Dias, para ver a sua reação e ela veio curta e direta, na forma de uma postagem nas redes sociais: “Minha posição é clara. Meu candidato a presidente é o Alvaro. Nada me afastará dessa posição”.

 

 

PREFEITOS PRESENTES

A Associação dos Municípios do Paraná ajudou bastante na mobilização, ao marcar uma reunião no local, onde o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), prefeito Frank Schiavini, de Coronel Vivida, entregou pré-candidato a presidente da República Álvaro Dias (Podemos) um conjunto de reivindicações dos prefeitos do Estado.

A pauta de reivindicações dos prefeitos do Paraná será entregue pela AMP a todos os candidatos a presidente da República, em suas passagens pelo Paraná.

Os prefeitos querem ser ouvidos como lideranças por aqueles que realmente representam a população do Paraná e do Brasil. A cobrança dos prefeitos é que as suas propostas sejam incluídas nos planos de governo dos candidatos.

 

 

PREFEITO DE MARINGÁ PASSOU PELO EVENTO

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, foi visto na reunião. Ela estava em Curitiba, segundo divulgou ontem pela manhã, em gravação que fez em frente ao DER, para tratar da liberação de recursos para recape do contorno Sul, trevo do Catuaí e duplicação Maringá-Iguaraçu.

 

 

PROPOSTAS DO PREFEITOS

As principais propostas dos prefeitos paranaenses são: Revisão do pacto federativo, garantindo mais recursos às prefeituras; revisão da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) dos Precatórios.

Os prefeitos pedem apoio para a derrubada, no Supremo Tribunal Federal, da liminar do ISS (Imposto sobre Serviços), um caminho para os fundos próprios de Previdência Social dos municípios; e flexibilização da contratação de comissionados.

 

 

CONCORDÂNCIA

O senador Álvaro Dias defendeu a revisão do pacto federativo, para estabelecer garantia de recursos para as prefeituras cumprirem as suas obrigações legais.

As pautas dos municípios têm como objetivo, adequar a Constituição, leis e a gestão pública da União aos princípios municipalistas.

 

 

AGENDA DOS PRÉ-CANDIDATOS AO GOVERNO DO PARANÁ

A governadora Cida Borghetti, agora cedo, saiu de Foz do Iguaçu rumo ao Noroeste. Em Paranavaí, lança o curso de Direito da Unespar e em Umuarama anuncia investimentos para a região e discute o desenvolvimento da cidade.

À tarde Cida segue para Porto Rico para liberar R$ 10 milhões para a recuperação das margens do Rio Paraná e em Diamante do Norte lança a licitação para a construção de um Colégio Profissionalizante.

A governadora termina o dia em Guarapuava, na região Central, na inauguração do Teatro Municipal, um dos mais modernos e completos do interior do Estado.

Osmar Dias participa de encontro com líderes das cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), junto com o ex-prefeito de Curitiba Gustavo Fruet, também do seu partido, o PDT.

Será a partir das 19 horas, em Quitandinha, na Avenida Fernandes de Andrade, 1.909, em frente à rodoviária.

Osmar apresentará a empresários e gestores públicos o seu projeto para a Região Metropolitana de Curitiba e para o estado do Paraná.

Ratinho Junior esteve na Associação Comercial do Paraná. Falou sobre as suas ideias para o Paraná e reafirmou o compromisso de enxugar a máquina pública com planejamento estratégico e redução do número de secretarias.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade