Prefeitura: ‘Bandeira laranja em Maringá é pedagógica’; entenda
foto: Divulgação/PMM

Medidas

Prefeitura: ‘Bandeira laranja em Maringá é pedagógica’; entenda

Cidade por Lethícia Conegero/GMC Online em 25/11/2020 - 18:35

O aumento no número de casos de coronavírus em Maringá alterou a matriz de risco de moderada (bandeira amarela) para alta (bandeira laranja) nesta terça-feira (24). Um novo decreto foi publicado na manhã desta quarta (25), com medidas restritivas para tentar conter o avanço da doença. No entanto, a administração municipal afirmou que a mudança na matriz de risco é “pedagógica”. Alguns leitores do GMC Online questionaram o que isso quer dizer e a reportagem foi buscar a resposta.

A matriz de risco considera o índice de positividade e a taxa de ocupação geral de leitos de UTI adulto na cidade. A bandeira laranja prevê o distanciamento social seletivo avançado. Entre as ações previstas estão o rodízio do funcionamento do comércio, serviços e indústria, manutenção apenas de serviços considerados essenciais e suspensão de qualquer atividade ou evento que promova aglomeração. 

Em nota, a Prefeitura de Maringá informou que a mudança na matriz de risco é ‘pedagógica’ porque, por enquanto, o município não irá seguir à risca as medidas estipuladas pela bandeira laranja. Isso acontecerá de forma gradual, conforme análise da secretaria Municipal de Saúde. Leia a nota na íntegra:

“Considerando o aumento de casos, a partir de 24 de novembro, a matriz de risco é reposicionada para o patamar laranja (alto risco). De imediato, não serão aplicadas integralmente as medidas restritivas previstas na matriz, mas adotadas de forma gradual a partir de entendimentos com a sociedade civil organizada, especialmente com os setores representativos dos segmentos econômicos. Um conjunto de ações está em curso para reforçar a infraestrutura de atendimento médico nas áreas pública e privadas, assim como fluxos e protocolos. O importante é o entendimento que é fundamental reduzir o fluxo de pessoas nas ruas como forma de minimizar a circulação viral e, em consequência, os riscos de contaminação. Evitar aglomerações, contato físico e uso de máscara permanecem como indispensáveis no combate à pandemia.”

As medidas impostas pelo novo decreto, número 1817/2020, começam a valer a partir desta quarta-feira (25), por tempo indeterminado. Clique aqui e veja as restrições em vigor.

 Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550