Prefeitura prepara proposta para compra de vagas em creches da rede particular
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Prefeitura prepara proposta para compra de vagas em creches da rede particular

O Assunto é Política por Diniz Neto em 10/07/2018 - 10:16

TEMPO Faltam 89 dias para 7 de outubro, o dia da eleição 2018. Estamos a 11 dias do prazo inicial das convenções, que começaram a ser marcadas.

 

VAGAS EM CRECHES PARTICULARES     

Ontem houve uma reunião do Conselho Municipal de Educação, onde algumas pessoas pediram esclarecimentos sobre a compra de vagas em creches da rede particular.

A proposta ainda está em construção, não foi finalizada. Estão sendo avaliados modelos de outros municípios, com adaptação para a realidade de Maringá.

A procuradora jurídica está finalizando alguns detalhes. A proposta será encaminhada para a Câmara Municipal.

O PNE (Plano Nacional de Educação) estabelece que os municípios têm até 2024 para universalizar o atendimento do infantil 1, 2 e 3. No entanto, por se tratar de uma questão social, o MP determina as liminares. Isso está acontecendo em todo o país.

Em Maringá, o infantil 4 e 5 não têm crianças na fila. A creche (que é o infantil 1, 2 e 3), a lei permite atender 50% até 2024. Hoje Maringá atende 53% da demanda.

Para zerar a fila, com unidades próprias, a prefeitura tem o entrave do limite da folha de pagamento. E a longo prazo, há o problema da inversão da pirâmide etária, em andamento. Outro fator que deve ser levado em conta no planejamento.

 

AEROPORTO

A licitação para contratação das obras de ampliação e reforma da pista e do aeroporto de Maringá teve a abertura dos envelopes prorrogada para o próximo dia 27 de julho.

Segundo informação que obtivemos a prorrogação foi para ampliar prazo para preparação de documentos, possibilitando mais participantes.

No dia 18 deverão ser abertos os envelopes para a licitação de empresa que cederá controladores de tráfego aéreo.

 

PARTIDO VERDE O PV realizará a sua convenção no dia 21 de julho, no Espaço Amazônia (ao lado do Colégio Opet, rua Nilo Peçanha, Curitiba.

O PV não deve coligar para deputado federal e deputado estadual. Na majoritária deverá coligar com o PSD, apoiando Ratinho Junior.

 

PSD REÚNE PRÉ-CANDIDATOS

No dia 14 de julho, uma semana antes da convenção, o PSD convida pré-candidatos do partido e aliados para uma grande reunião de trabalho.

A reunião será em um dos comitês de coordenação da campanha, na rua Carmelo Rangel, 219, no Batel, em Curitiba. Serão apresentadas informações sobre legislação eleitoral, prestação de contas e outros assuntos.

Têm assinado os convites para as reuniões suprapartidárias da coligação em apoio ao PSD Luiz Carlos Borges da Silveira, José Elizeu Chociai e Ricardo Cansian.

 

NOVO

Tiago Aquino Martines é pré-candidato a deputado federal pelo Novo. Ele nasceu em Realeza, no Paraná, e mora em Maringá. Formado em Administração, pela UEM e é empresário na área de serviços.

O Novo deverá definir na sua convenção estadual dois candidatos a deputado federal por Maringá. Roberto Francischini, empreendedor da área de Sistemas de Informação, também é pré-candidato.

 

RECESSO A última sessão da Câmara de Maringá antes do recesso de julho deverá acontecer no dia 12 de julho, próxima quinta-feira.

 

CONTORNO SUL

O Conselho Arquidiocesano de Leigos realizou uma audiência pública na noite desta segunda-feira, no São Silvestre. O local ficou lotado.

Os moradores reclamaram das ondulações do asfalto, falta de sinalização, passarelas, falta de acostamento.

O vice-prefeito, Edson Scabora, falou sobre a recuperação do asfalto, que será feita. A licitação será em dois módulos, no valor de R$ 13 milhões. Ele também falou de um outro projeto, de revitalização completa da via.

Os moradores têm ideias para esta revitalização e o assunto deverá voltar ao debate, com certeza.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade