Pregão para manutenção de abrigos de ônibus é suspenso em Maringá
Foto: Luciana Peña/Arquivo CBN Maringá

Dinheiro público

Pregão para manutenção de abrigos de ônibus é suspenso em Maringá

Política por Luciana Peña em 10/02/2022 - 13:42

O Observatório Social de Maringá pediu a impugnação de uma licitação, na modalidade pregão eletrônico, que tinha o objetivo de contratar uma empresa especializada na limpeza e manutenção de abrigos de ônibus. O OSM apontou vários problemas na licitação e a Prefeitura de Maringá decidiu suspender o pregão.

O pregão eletrônico número 16 de 2022, no valor máximo de R$ 3,2 mi, pretende contratar uma empresa para fazer a manutenção dos abrigos de ônibus amarelos.

Mas o pregão foi suspenso pela Prefeitura de Maringá depois que o Observatório Social (OSM) pediu a impugnação do processo.

O Observatório apontou uma série de inconsistências na licitação. A principal delas foi a falta de planejamento, apesar de se tratar de um registro de preços.

No edital não constava detalhadamente que tipo de serviço seria executado em cada unidade, porque também não havia o endereço de cada abrigo.

O Observatório questionou: se em um dos abrigos o único serviço necessário fosse a retirada de um adesivo, por exemplo, a empresa receberia o valor cheio previsto para a limpeza dos abrigos do tipo simples?

Outro problema foi não separar o preço do produto e da mão de obra. Num item do pregão analisado pelos técnicos do Observatório, a mão de obra ficaria em 1.084 reais para um produto de apenas 6 reais.

O edital também dificultou a participação de empresas de outras cidades, na avaliação da entidade.

A presidente do Observatório Social Cristiane Mari Tomiazzi explica em linhas gerais as possíveis falhas do processo apontadas pela entidade. [ouça o áudio acima]

A Secretaria de Mobilidade Urbana informou que o pregão foi suspenso temporariamente até que todos os questionamentos sejam respondidos.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550