Prevenção ao suicídio mobiliza entidades
Victor Simião/CBN Maringá

Setembro Amarelo

Prevenção ao suicídio mobiliza entidades

Saúde por Victor Simião em 08/09/2019 - 11:45

CVV e ONG Decida Viver realizam ações em Maringá no domingo (08). O foco é falar sobre depressão e formas de se cuidar.

O domingo de sol começou com uma caminhada saindo da Catedral em direção ao Parque do Ingá. Organizada pela ONG Decida Viver, o ato foi para mostrar que é possível lutar contra a depressão e prevenir o suicídio.

Aí, no Parque, outro grupo, o Centro de Valorização da Vida, montou uma tenda com roda de conversa. Por ali, informações sobre o CVV e sobre como pedir ajuda eram dadas.

As duas ações fazem parte da programação do município para o “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio.

No Parque do Ingá, aliás, foram colocadas junto à cerca informações sobre o que é depressão e como lidar com a doença. Entre outros dados, informava que pessoas doentes perdem energia. E alertava: nunca diga aos depressivos que existem problemas bem maiores.

Em Maringá, até junho já tinham sido registrados seis casos de suicídio.

Buscando auxiliar quem passa por um momento difícil, o CVV é uma rede que atende em todo o Brasil pelo telefone 188. A coordenação local é da Suzana Klein. Ela diz que o centro é o espaço para que as pessoas falem sobre as dores.

O CVV é composto por voluntários. Quem entra, sente a mudança na vida. É o que garante o Fernando Azevedo. Ele começou a participar do centro devido a problemas pelos quais passavam os familiares.

Mais informações sobre as entidades podem ser obtidas no Facebook. É só buscar por Centro de Valorização da Vida e ONG Decida Viver.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade