Projeto "Abrindo Gavetas" completa 20 anos em 2022
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Projeto "Abrindo Gavetas"

Cultura africana

Projeto "Abrindo Gavetas" completa 20 anos em 2022

Cultura por Victor Ramalho em 27/05/2022 - 14:45

A iniciativa independente é realizada em Maringá desde 2002, promovendo atividades culturais e educativas sobre a cultura africana e afro-brasileira. As comemorações de aniversário começam neste sábado (28), às 16h, no Centro de Ação Cultural (CAC).

O projeto "Abrindo Gavetas" começou em 2002, como um trabalho de pesquisa da professora Maria Verginia Gonçalves, pesquisadora da cultura africana e afro-brasileira. Desde então, o movimento cresceu e, neste ano, completa 20 anos de atuação em Maringá.

A iniciativa independente tem atuado na promoção de projetos culturais ligados à cultura africana e também atividades educativas sobre o tema, como a exposição de fotos "Brasil x Angola: Diálogos cruzados", realizada em 2021.

E neste sábado (28), o grupo inicia oficialmente as comemorações de aniversário, com o evento "Chá Beleza Negra", que será realizado no Centro de Ação Cultural (CAC), às 16h. Será uma troca de experiências entre mulheres negras de Maringá e região, como explica a coordenadora do projeto, Maria Verginia Gonçalves. [ouça no áudio acima]

E o "Abrindo Gavetas" não diz respeito somente a cultura africana, mas sim sobre a diversidade cultural, destaca Maria Vergínia [ouça no áudio acima]