Projetos do “Convite à Literatura” começam em Maringá
Agência Brasil

Cultura

Projetos do “Convite à Literatura” começam em Maringá

Cultura por Victor Simião em 16/01/2019 - 16:10

 “Contação de Histórias - Bornal de ideias” é o primeiro deles. A iniciativa busca fazer da criança que participar uma autora de histórias.  O “Convite..” é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura. 

Os livros e os leitores de Maringá ganharam mais um aliado: é o projeto Convite à Literatura. Por meio de um edital aberto no ano passado, mais de 20 iniciativas na área vão ser executadas ao longo do primeiro semestre na cidade. O Convite é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura. Ao longo dos próximos meses, contação de histórias, discussão com autores e oficinas literárias ocorrem gratuitamente em Maringá. E não apenas na região central. O objetivo do edital foi criar ações em espaços periféricos.
Assim como outros convites, como o ao teatro e à dança, este visa tornar mais democrático o acesso ao livro e à leitura – para crianças, jovens e adultos.
O primeiro projeto a ser executado é o “Contação de Histórias – Bornal de ideias”, proposto pela ASE Treinamentos, Cultura, Educação e Arte de Maringá. Começa na tarde dessa sexta-feira (18), na Associação de Capoeira Centro Cultural Sucena. É a partir das 15h30, com entrada gratuita. A iniciativa é voltada para quem tem 7 e 13 anos. E a recomendação é chegar meia hora antes.
Baseado em jogos de RPG, o projeto é organizado por Alessandra Carvalho. Ela quer que as crianças participantes desempenhem o papel de personagens e que criem a própria história. Quem constrói a história torna-se o herói dela, diz.

Mas informações relativas a outros projetos do Convite à Literatura serão divulgadas na Fanpage da Semuc.
Além disso, um novo edital do Convite está aberto para este ano.