Quatro são presos por manter aves silvestres em cativeiro, diz polícia
Foto: Polícia Ambiental

Força Verde

Quatro são presos por manter aves silvestres em cativeiro, diz polícia

Meio Ambiente por Letícia Tristão em 06/04/2024 - 10:15

Uma operação da Polícia Militar Ambiental resultou na apreensão de pássaros silvestres e quatro pessoas presas, nessa sexta-feira (5). De acordo com a PMA, várias denúncias de venda de aves silvestres nativas em Moreira Sales levou a fiscalização a seis endereços na cidade. Em quatro dos locais, a polícia identificou que várias aves não tinham cadastro junto ao órgão ambiental competente e que supostamente era realizado comércio irregular dos animais. Ainda de acordo com a Polícia Ambiental, foram apreendidas 17 aves nativas nos endereços. Os pássaros foram encaminhados ao Instituto Água e Terra de Campo Mourão para serem avaliados e tratados. A polícia lavrou quatro autos de infração, quatro termos circunstanciados e foram aplicados R$ 13 mil em autos de infração ambiental.

Outra situação

Em Campo Mourão, na quarta-feira (3), treze pássaros silvestres que estariam também em cativeiro, foram resgatados. Entre as espécies encontradas em situação precária como gaiolas sujas, sem alimentação, lesões e sinais de sarna, estava o curió, ameaçado de extinção. Além de pica-pau, canário, trinca-ferro e cardeal. O Instituto Água e Terra foi conferir a denúncia em uma residência no centro da cidade e constatou a situação. As pessoas que mantinham as aves em cativeiro receberam multa no valor aproximado de R$ 8 mil. Após os cuidados veterinários, 10 aves foram soltas em uma reserva florestal da região na quinta-feira (4). As outras três permaneciam internadas na Clínica Veterinária do Centro Integrado, conforme assessoria da instituição.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade