Ratinho Junior busca apoio para candidatura
Acompanhe O Assunto é Política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Ratinho Junior busca apoio para candidatura

O Assunto é Política por Diniz Neto em 08/05/2018 - 09:55

Quer fazer contato com o jornalista Diniz Neto, encaminhar uma sugestão? Envie e-mail para oassuntoepolitica@cbnmaringa.com.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

TEMPO Estamos a 152 dias do domingo 7 de outubro de 2018, primeiro turno das eleições deste ano.

 

CONSELHÃO

Os presidentes estaduais dos cinco partidos que formam a base de apoio da pré-campanha de Ratinho Júnior ao governo do Paraná participaram de um encontro ontem (7).

Foi definido que cada um dos cinco partidos (PSD, PSC, PRB, PR e PV) indicará cinco nomes que formarão um grande conselho.
Nesse modelo, o “conselhão” será o braço político para apoiar e orientar as ações nas bases de cada partido e em total integração com Ratinho Junior.

DESVIOS Repercutiu ontem a nossa informação sobre os desvios de materiais recicláveis, que deveriam ser entregues às cooperativas, mas são retidos por alguns servidores e vendidos.

Este assunto parece de menor importância, mas não é. Primeiro, pela regularidade com que parece que é praticado, tendo em vista as denúncias. Segundo, fere as normas das coletas seletivas e o plano pré-estabelecido para funcionamento das cooperativas de recicláveis.

As cooperativas não podem abrir mão de nenhuma receita. Elas dependem da sua renda para a sobrevivências dos seus cooperados.

Ao contrário dessa subtração, elas precisam que setores da Prefeitura e da sociedade se mobilizem provendo meios e alternativas para a sua renda.

Detalhe: quanto melhor o projeto da reciclagem funcionar, melhor para todos, para a cidade. Ou seja, o lucro do sucesso das cooperativas e do sistema de coleta é compartilhado com todos os maringaenses, pois resulta em uma cidade melhor, mais sustentável, com certeza.

 

CURA RUA

Aprovo as iniciativas da Prefeitura de apoio à cultura urbana. Ela nem sempre é bem compreendida, pois normalmente vem dos bairros mais afastados. Porém, milhares de jovens produzem, diariamente, desenhos, pinturas, músicas, muitas manifestações culturais, em diversos gêneros e compartilham entre si.

A cultura urbana vem carregada de protesto, sonhos e resistência. Expressa sentimentos que passam desapercebidos em outros locais da cidade, especialmente entre pessoas com mais poder aquisitivo. Pede oportunidades e merece ser ouvida, acompanhada, motivada e entendida.

Dia 14, segunda, feriado, a cultura urbana estará em festa com grande evento na Expoingá, organizado pela Secretaria de Assistência Social (SASC) e Gerência da Juventude.
Será O CURA RUA. Organizado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA). O objetivo é trabalhar o significado de valores, motivar protagonismo e fortalecer vínculos sociais e comunitários das crianças e adolescentes, fazendo prevenção de riscos sociais, do uso de drogas, atos infracionais, exploração sexual e trabalho infantil através da cultura urbana.

O CURA RUA vai começar no dia 14 de maio, estará realizando uma atividade no dia 14 de maio, a partir das 15 horas no estande da prefeitura na Expoingá. Neste dia a entrada é gratuita.

Haverá apresentação de várias bandas e grafite live.

O evento conta com a participação dos integrantes do projeto CURA RUA e de jovens de vários segmentos da cultura urbana.

 

CARLOS BORGES

Hoje começa! A duplicação e urbanização da avenida Carlos Borges. O ato aconteceu agora há pouco, no encontro das avenidas Carlos Borges e Nildo Ribeiro da Rocha.

Há muita expectativa positiva com relação a esta obra. A Carlos Borges será uma avenida muito importante em Maringá, fazendo várias ligações.

Há muito tempo precisava ser urbanizada de acordo com a sua importância.

Conversei com uma pessoa que me falou sobre várias ideias inovadora para esta obra. Vamos aguardar para ver o resultado. Se for aplicado e concretizado tudo o que está previsto para esta obra, teremos um marco na urbanização da cidade.

Previsão de uso de várias tecnologias inteligentes que poderão gerar economia, conforto e eficiência na via, beneficiando diretamente a todos que passam por lá, de todas as formas, a pé, de bicicleta ou veículos.

Teremos que esperar para ver e conferir. Particularmente torço muito para o sucesso desta obra, em todos os sentidos.

 

MANDAGUARI

Outro dia comentamos aqui o reajuste dos salários do prefeito Batistão, de Mandaguari, do vice e dos secretários. Algo em torno de 20%.

Entendemos que foi uma reposição da inflação (os cálculos devem ser conferidos, é claro). Neste aspecto não haveria ilegalidade.

Mas a condução do processo, o debate com a Câmara, com os vereadores, que representam a comunidade, não aconteceu, pelo menos não como deveria.

Da mesma forma a comunidade foi surpreendida com a notícia do aumento.

O vice-prefeito emitiu nota informando que doará o reajuste a entidade de assistência social estabelecidas no município. O anúncio parece ter desagradado a algumas pessoas.

Aconteceram algumas demissões na equipe do governo municipal de Mandaguari, muito estranhas. Foram demitidos colaboradores de alta qualificação e eficiência.

Fiquei sabendo, por exemplo, de um coordenador da garagem e oficina, trazido para a prefeitura da iniciativa privada, que adotou sistemas de controle e práticas mais eficientes que resultaram, no ano passado, em uma economia de quase um milhão de reais.

Enfim, algo para continuar a ser acompanhado em Mandaguari. Como dia Edson Lima, algo há.

 

CÂMARA

Temos sessão logo mais. Hoje sem projetos polêmicos.

Em terceira votação está a aprovação dos contêineres de plástico. Serão até cinco anos para a sua substituição. O vereador autor, Jean Marque, e o coautor, Mario Verri, têm enumerada várias vantagens para o novo tipo de contêineres.

Ontem aconteceu uma longa reunião na Câmara, com donos de vans. Eles estão pedindo ao vereadores uma mudança no processo de autorização do funcionamento dos serviços de vans.

Na prática, seria uma regulamentação para concessões, com licitações, que tornariam os serviços de vans muito parecidos com táxis.

Há muitas dificuldades em conseguir a aprovação deste tipo de regulamentação.

 

MARIALVA

O Portal da Transparência da Câmara Municipal de Marialva passou por reformulação, realizada pela empresa Sysmar Informática, que presta serviço ao Legislativo.

A reformulação atendeu a algumas recomendações do Ministério Público.

 

SÃO JORGE DO IVAÍ

Uma comitiva com vereadores, familiares e amigos de José Luiz Bovo, foi a Curitiba prestigiar a sua posse na Secretaria de Fazenda.

O prefeito André Luís Bovo, (filho), teve a companhia do ex-prefeito Milton Muzulon, da presidente da Câmara, vereadora Silmar Camilo, e do padre Adacílio Félix de Oliveira.

Existe um grande orgulho relacionado à participação de uma pessoa do município no primeiro escalão do governo do Estado, algo inédito para São Jorge do Ivaí.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade