Relação é mais importante que pessoas
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Relação é mais importante que pessoas

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 19/12/2018 - 08:21

Valorizamos muito os personagens. Eles sempre se destacam acima das pessoas. Ganham importância na esperança que nutrimos de mudança. É nelas que se deposita a confiança. Acredita-se que um bom caráter pode trazer algo novo, mudar as coisas, fazer diferente. Mas, há a pergunta que não quer calar, será?

Vamos ao exemplo. O presidente eleito Jair Bolsonaro está a volta com as denúncias envolvendo sua família. Ele desmente. Diz não haver nada de errado. Chegou a falar que se o filho estiver envolvido, será punido. Ele realimente pode ser inocente, ou não.

O que convido aqui é para tirarmos um pouco o foco das pessoas e pensarmos nas relações. As intenções que movem os seres humanos são cultuadas em determinado ambiente. Lá, as relações de troca subsidiam os desejos. E se queremos acabar com os maus intencionados não devemos estar à procura das pessoas, mas de romper certas relações.

Aprender a entender a lógica que move as pessoas em determinadas instituições aprimora nosso julgamento sobre elas, até mesmo a resiliência. As pessoas têm culpa em suas escolhas, mas para muitas, o que se escolhe é uma possibilidade limitada a certos interesses. Nunca se esqueça de que em determinados lugares, o ingresso para a legião do mal implica em não ter como intenção o bem. Se é que o mundo é dividido em “bem” e “mal”.

O que interessa mesmo é sabermos fazer nossas escolhas. Aprender a experiência que vida nos passa em compreender as relações que nos cercam e a entender as pessoas dentro destes ambientes. Assim, com certeza, vamos nos decepcionar menos com os seres humanos.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade