Renovação do Congresso foi mais profunda do que parecia
CBN Maringá

O Assunto é Política

Renovação do Congresso foi mais profunda do que parecia

O Assunto é Política por Diniz Neto em 11/10/2018 - 10:00

RENOVAÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL FOI MAIS PROFUNDA DO QUE PARECIA A PRINCÍPIO

243 deputados "novos" (de primeiro mandato) e reeleitos 251 deputados, de um total de 444 candidatos à reeleição. Ou seja, 56,5% dos deputados que se candidataram à reeleição foram reeleitos. Também foram eleitos 19 ex-deputados de legislaturas anteriores (3,7%).

 

O site oficial do Senado admite: Renovação do Senado foi a maior da história. Dos 54 cargos disponíveis, apenas 8 voltaram.

Assim, teremos 35 senadores que continuam 43% e 46 novos senadores.

 

SÃO JORGE DO IVAÍ O prefeito André Luís Bovo fez um trabalho com o seu grupo político e a resposta veio nas urnas. Ele também respeitou o trabalho feito para todos os candidatos. André é presidente da Amusep e do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar), com 54 municípios que gerenciam seus sistemas de água e esgoto. Recentemente o Cispar conquistou a acreditação do laboratório do Centro de Referência em Saneamento do Paraná.

 

FLORAÍ O prefeito de Floraí, Fausto Herradon, gravou um vídeo falando das eleições, que ocorreram com tranquilidade. Os deputados que tiveram o seu apoio foram muito bem votados.

 

VOTAÇÃO O deputado estadual Evandro Junior obteve 31.200 votos. Há sete deputados eleitos com votação menor em razão da soma dos votos das legendas.

 

AGRADECIMENTO Evandro publicou um agradecimento, que finalizou assim: “Estou feliz porque conquistei grandes amizades na política: esta é a verdadeira riqueza construída durante uma década totalmente dedicada às políticas públicas”.

 

MESAGEM DE VOZ O deputado federal Edmar Arruda encaminhou uma mensagem de voz, agradecendo seus apoiadores e eleitores.

 

GRATIDÃO Na mensagem, que também está nas redes sociais, Edmar afirma: “Sei que Deus sempre tem o melhor para cada um de nós. Então, a vocês, a minha GRATIDÃO e um forte abraço”.

 

MOTORISTAS Na noite de terça-feira o prefeito Ulisses Maia recebeu motoristas da Prefeitura, na sala de reuniões do Gabinete.

 

REAJUSTE Os motoristas voltaram a reivindicar um reajuste salarial de 45% e um plano de carreira. Contaram com o apoio do SISMMAR e do vereador Willian Gentil.

 

ESPERA Os motoristas cobram uma resposta às suas reivindicações. O prefeito alega que o município está com a folha de pagamento com o limite comprometido.

 

DESFUNÇÃO A Prefeitura tem 367 motoristas, para mais de 1.200 veículos cadastrados. Eles alertam que servidores que fizeram concurso para outras funções estão exercendo o papel de motoristas.

 

R$ 8 MILHÕES O Ministério da Saúde empenhou mais R$ 8 milhões para 15 municípios do Paraná, resultado do trabalho do deputado federal Ricardo Barros.

 

REGIÃO Da região estão recebendo recursos Floraí, Iguaraçu, Mandaguaçu, Paranacity e São Jorge do Ivaí.

 

CLÁUSULA DE BARREIRA Rede, Patriota, PHS, DC, PCdoB, PCB, PCO, PMB, PMN, PPL, PRP, PRTB, PSTU e PTC deverão ficar sem fundo partidário e sem tempo de rádio e TV.

 

SEM VOTOS Estes partidos ficaram abaixo da cláusula de barreira, ou seja, fizeram menos de 1% dos votos em 16 estados. Outra alternativa teria sido a eleição de 9 deputados federais, por 9 estados.

 

VICES Os partidos dos vices de Bolsonaro, General Mourão, PRTB, e de Haddad, Manuela d'Ávila, PCdoB, não alcançaram a votação necessária.

 

COMO FICA Os eleitos pelos partidos não sofrerão restrições nos mandatos. Mas os partidos ficarão sem recursos e sem tempo para propaganda eleitoral nas eleições municipais.

 

SEM COLIGAÇÕES Outra norma em vigor na legislação partidária se refere às eleições municipais. Os partidos não poderão fazer coligações para vereador. Terá que ser chapa pura.

 

MUDANÇAS Tudo indica que estes partidos terão que fazer fusões. Também é bastante provável que os deputados eleitos por estes partidos, troquem a filiação, em busca de mais estrutura e visibilidade política.

 

CÂMERAS NAS ESCOLAS Está na pauta da sessão de hoje, na Câmara Municipal, o projeto de lei sobre a instalação de câmeras de vídeo, com dispositivo para gravação de imagens e áudios, nas escolas da rede pública municipal de educação.

 

SALAS DE AULA Pelo projeto, todas as salas de aula deverão ter câmeras, com gravação das imagens.

 

 

ÚLTIMA Amanhã começa a campanha eleitoral no rádio e na TV, para o segundo turno.

 

FRASE “O trabalho nos poupa de três grandes males: tédio, vício e necessidade”. Voltaire

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade