Resultado da eleição para reitor da UEM é contestado. COU analisa recurso
Foto: Geovan Petry/CBN Maringá

Universidade

Resultado da eleição para reitor da UEM é contestado. COU analisa recurso

Educação por Geovan Petry em 24/08/2022 - 15:16

O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Maringá analisa um recurso protocolado questionando o resultado da eleição ocorrida no dia 16 deste mês. A justificativa e que não foram usadas as mesmas regras da eleição anterior, realizada quatro anos atrás.

(texto atualizado 25/08, às 11h10 para retificação de informação)

O Conselho Universitário (COU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está reunido para analisar um recurso protocolado por uma professora questionando os cálculos da eleição realizada no dia 16 deste mês. A requerente não aceita o resultado da votação que elegeu os professores Leandro Vanalli e Gisele Mendes Carvalho como reitor e vice nos próximos 4 anos.

De acordo com o que foi apurado, uma professora entrou com o recurso no Conselho Universitário alegando que nessa eleição não foram usadas as mesmas regras da eleição anterior, realizada há quatro anos.

O presidente do conselho, o reitor Júlio César Damasceno, conversou com a CBN antes do início da reunião e explicou que é um direito questionar através de recurso. [ouça o áudio acima]

(atualização às 16h45): O conselho deu parecer desfavorável ao recurso apresentado por uma professora que contestou o resultado da eleição para reitor, solicitando que os cálculos fossem revistos argumentando que haveria distorção no resultado apresentado.

De acordo com análise do COU, apenas os candidatos ou fiscais credenciados das chapas podem apresentar pedido de impugnação. Como a professora não foi, nem candidata e nem fiscal credenciada, não tem legitimidade perante a comissão eleitoral para apresentar qualquer tipo de impugnação ao trabalho da comissão eleitoral.
Além disso, não foi registrada nenhuma impugnação por parte de candidatos e tampouco houve manifestação contrária ao resultado por nenhum dos candidatos.

(atualização 25/08, às 11h13): Em comunicado postado nas redes sociais, a chapa 4, que ficou em segunda colocação na eleição para reitor, esclarece que "a chapa 4 não entrou com nenhum recurso questionando o resultado das eleições à reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ocorrido no último dia 16. O pedido de explicação sobre a metodologia da contagem dos votos enviado à comissão eleitoral e discutido no Conselho Universitário (COU), na tarde desta quarta-feira (24), foi feito por pessoas da comunidade acadêmica a partida da análise dos resultados apresentados, sem o conhecimento da chapa 4. Repudiamos a divulgação de informações diferentes às expostas acima"

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade