Reunião de emergência discute a falta de médicos
Luciana Peña/CBN Maringá

Crise no HU

Reunião de emergência discute a falta de médicos

Saúde por Luciana Peña em 19/11/2018 - 13:07

Um grupo de trabalho foi criado para acompanhar a situação do Hospital Universitário de Maringá. Uma solução será trazer de volta os médicos que atendem a distância, diz superintendente.

Na sexta-feira (16), em pleno feriadão, quando pacientes aguardavam em ambulâncias no porta do HU, foi o superintendente do hospital, Vicente Kira, que é urologista , quem assumiu o plantão. Naquele momento faltava cirurgião.

Nesta segunda-feira (19) uma reunião de emergência foi convocada entre Hospital e Secretaria Municipal de Saúde para discutir o ocorrido. O prefeito Ulisses Maia participou e disse que um grupo de trabalho vai acompanhar a situação do HU para evitar que o que ocorreu na sexta-feira volte a acontecer. O secretário de Saúde Jair Biatto diz que a contribuição do município é reduzir a demanda espontânea do HU.

Internamente o hospital também busca soluções. O superintendente Vicente Kira diz que será necessário trazer de volta médicos que atendem a distância, ou de sobreaviso. Eles precisarão ficar no hospital, tenha ou não paciente para atender.