Revisão do Plano Diretor deve ser finalizada no próximo ano
Imagem Ilustrativa | Foto: Cléber França/GMC Online

Maringá

Revisão do Plano Diretor deve ser finalizada no próximo ano

Cidade por Victor Simião em 01/09/2020 - 16:00

Devido à pandemia e recomendação do Ministério Público, as audiências públicas necessárias não serão feitas, diz o Ipplam. Com isso, o foco do trabalho está interno.

Iniciada em 2019, a revisão do Plano Diretor de Maringá deve ser concluída apenas em 2021. Essa é a previsão dos técnicos responsáveis pelo trabalho dentro do Ipplam - Instituto de Pesquisa e Planejamento. Os principais motivos são a pandemia da Covid-19 e uma recomendação do Ministério Público. O MP pediu ao município que não fizesse audiências públicas reunindo pessoas de forma presencial enquanto perdurar este momento. Embora seja uma recomendação, a Prefeitura decidiu seguir a medida.

O Plano Diretor é uma diretriz feita pelo município para analisar a atual situação da cidade, entender os problemas dela e trabalhar para apontar o futuro. As normativas que regem o plano exigem a participação popular.

Ao longo do ano passado, Maringá foi dividida em áreas. Debates foram feitos, ouvindo a população sobre demandas. Um relatório foi gerado, com diagnóstico do município. Neste ano, novas audiências e uma conferência seriam feitas. Depois, um projeto de lei seria enviado à Câmara de Vereadores. Tudo está em suspenso por enquanto.

Por esse motivo, o Ipplam tem focado no trabalho interno, avaliando dados do município. Dessa maneira, pretende obter mais informações para subsidiar os trabalhos.

Para postergar a finalização da revisão, algumas autorizações são necessárias. E isso deve ocorrer em breve, explicou o diretor-presidente do instituto, Edson Cardoso. [ouça no áudio acima]

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade