
Tecnologia
Tecnologia
O primeiro robô brasileiro, que nasceu em Maringá, está ajudando no combate à Covid-19. O simpático Tinbot está na recepção do hospital Santa Casa de Maringá interagindo com os pacientes e levando informações sobre a doença.
Ao chegar na recepção do hospital do Pronto Atendimento Infantil é possível ver o robô conversando com as pessoas e cantando a música "sem abraço sem beijinho", que reforça a necessidade de manter uma distância segura.
Tinbot também conta histórias, piadas e leva um pouco de alegria para a recepção do hospital, que nem sempre tem um clima “tranquilo”. Segundo o Líder de Produto da Tinbot Robótica, Marco Diniz Garcia Gomes, todos podem fazer perguntar para o robô.
“As pessoas podem perguntar para ele como se prevenir do coronavírus, quais os sintomas, porque o coronavírus têm esse nome, porque usar máscara e outros. Você ter um robô ali contando piada, levando informações é muito atrativo e dá uma aliviada na tensão de quem está no local”, disse Gomes.
A equipe que faz as programações do robô está finalizando alguns detalhes para lançar a ferramenta chamada de vídeo. Tinbot vai fazer a interação entre doentes e familiares e, também, médicos e pacientes por meio de chamada de vídeo.
“A ideia é que pacientes que estejam internados em isolamento sem poder falar com familiar o pessoal coloque o robô na frente do paciente para que ele possa fazer a interação. Essa parte da vídeo chamada será uma segunda etapa que vamos lançar em breve”, comentou Marco Diniz Garcia Gomes.
Ainda segundo Marco, o robô será apresentado para diretores de outros hospitais. O próximo será o Hospital Universitário (HU) de Maringá. Se a coordenação do hospital gostar, um Tinbot será colocado no HU para levar informações e diversão aos pacientes.
Desenvolvido pela Tinbot Robótica, startup parte do Grupo DB1, grupo de empresas brasileiras de tecnologia com sedes no Brasil, Argentina e EUA, o robô conta com fala natural em português, reconhecimento facial e de voz, gestos e expressões, além de ser integrável a outros sistemas por meio de APIs, possibilitando interatividade e personalidade humanizada.
Fora isso, permite que cada empresa personalize e programe a plataforma de acordo com suas necessidades. O Tinbot nasceu na sede da empresa em Maringá.
Na mídia, o Tinbot foi um dos protagonistas da série “O Melhor do Brasil é o Brasileiro”, da Globonews, participou da última temporada de um dos mais importantes programas sobre games na televisão brasileira, no Jornal Nacional e no segundo semestre de 2019 foi “engolido pelos tubarões” do reality Shark Tank e recebeu investimento de João Appolinário, da Polishop.
Acesse GMC Online
Precisa sair de casa? Use máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante
Notícias da mesma editoria
Internacionalização
Empresa maringaense de tecnologia expande negócios para o México
Segurança infantil
Sharenting: o perigo de compartilhar demais as crianças nas redes
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Editorias
Boletins
Institucional
Institucional