Robô criado em Maringá entra na luta contra a Covid-19
Tinbot conta histórias, piadas e leva um pouco de alegria e informação sobre a Covid-19 para a recepção do hospital, que nem sempre tem um clima “tranquilo” - Foto: Divulgação

Tecnologia

Robô criado em Maringá entra na luta contra a Covid-19

Tecnologia por Fabio Guillen/GMC Online em 15/05/2020 - 15:28

O primeiro robô brasileiro, que nasceu em Maringá, está ajudando no combate à Covid-19. O simpático Tinbot está na recepção do hospital Santa Casa de Maringá interagindo com os pacientes e levando informações sobre a doença.

Ao chegar na recepção do hospital do Pronto Atendimento Infantil é possível ver o robô conversando com as pessoas e cantando a música "sem abraço sem beijinho", que reforça a necessidade de manter uma distância segura.

Tinbot também conta histórias, piadas e leva um pouco de alegria para a recepção do hospital, que nem sempre tem um clima “tranquilo”. Segundo o Líder de Produto da Tinbot Robótica, Marco Diniz Garcia Gomes, todos podem fazer perguntar para o robô.

“As pessoas podem perguntar para ele como se prevenir do coronavírus, quais os sintomas, porque o coronavírus têm esse nome, porque usar máscara e outros. Você ter um robô ali contando piada, levando informações é muito atrativo e dá uma aliviada na tensão de quem está no local”, disse Gomes.

Tinbot fará chamadas de vídeo em breve

 

A equipe que faz as programações do robô está finalizando alguns detalhes para lançar a ferramenta chamada de vídeo. Tinbot vai fazer a interação entre doentes e familiares e, também, médicos e pacientes por meio de chamada de vídeo.

“A ideia é que pacientes que estejam internados em isolamento sem poder falar com familiar o pessoal coloque o robô na frente do paciente para que ele possa fazer a interação. Essa parte da vídeo chamada será uma segunda etapa que vamos lançar em breve”, comentou Marco Diniz Garcia Gomes.

 

Outros hospitais devem receber o robô brincalhão

 

Ainda segundo Marco, o robô será apresentado para diretores de outros hospitais. O próximo será o Hospital Universitário (HU) de Maringá. Se a coordenação do hospital gostar, um Tinbot será colocado no HU para levar informações e diversão aos pacientes.

 

Conheça a trajetória do robô

 

Desenvolvido pela Tinbot Robótica, startup parte do Grupo DB1, grupo de empresas brasileiras de tecnologia com sedes no Brasil, Argentina e EUA, o robô conta com fala natural em português, reconhecimento facial e de voz, gestos e expressões, além de ser integrável a outros sistemas por meio de APIs, possibilitando interatividade e personalidade humanizada.

Fora isso, permite que cada empresa personalize e programe a plataforma de acordo com suas necessidades. O Tinbot nasceu na sede da empresa em Maringá.

Na mídia, o Tinbot foi um dos protagonistas da série “O Melhor do Brasil é o Brasileiro”, da Globonews, participou da última temporada de um dos mais importantes programas sobre games na televisão brasileira, no Jornal Nacional e no segundo semestre de 2019 foi “engolido pelos tubarões” do reality Shark Tank e recebeu investimento de João Appolinário, da Polishop.

 Acesse GMC Online

 

Precisa sair de casa? Use máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade