Saúde muda esquema de aplicação das vacinas Tríplice Viral, BCG e Pólio
Divulgação/PMM

Sem desperdício

Saúde muda esquema de aplicação das vacinas Tríplice Viral, BCG e Pólio

Em 16/09/2019 - 15:35

As alterações são para evitar o desperdício de doses. 

Player Ouça o boletim

A partir desta segunda-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde de Maringá trabalha com um novo esquema de vacinação. A vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) será aplicada em Unidades Básicas de Saúde regionais. A vacinação vai ocorrer no período da manhã apenas nas UBSs Aclimação, Morangueira, Olímpico, Piatã, Universo e Zona 6.

A imunização é para bebês de 6 a 8 meses e crianças alérgicas à proteína do leite. A decisão foi tomada pela prefeitura para evitar o desperdício da vacina. É que cada frasco tem 10 doses com validade de 8 horas para aplicação após a abertura. Ou seja, centralizando a imunização em poucas unidades as chances de sobra serão menores. Outra mudança anunciada pela Saúde é em relação a vacina BCG, indicada para recém-nascidos a partir de 2 quilos. A imunização ocorre em sistema de rodízio de acordo com o dia da semana. Nas segundas-feiras, a imunização irá ocorrer na UBS Quebec; às terças na UBS Zona Sul; às quartas na UBS Pinheiros; às quintas na UBS Iguaçu e às sextas na UBS Tuiuti.

O horário de aplicação em todas as unidades será das 9h às 15h. Já a vacina Oral Poliomielite deve conter reforço aos 15 meses e aos quatro anos. As doses estão disponíveis nas UBS: Alvorada III; Cidade Alta; Guaiapó-Requião; Iguaçu; Iguatemi; Mandacaru; Pinheiros; Portal das Torres; Quebec; Tuiuti; Zona 7 e Zona Sul. Outras informações nos telefones: 3218 3121 ou 3218 3120.

Notícias da mesma editoria