Seca reduz níveis dos reservatórios de Sarandi e Marialva em até 30%
Divulgação/Autarquia de Águas de Sarandi

Estiagem

Seca reduz níveis dos reservatórios de Sarandi e Marialva em até 30%

Paraná por Carina Bernardino em 28/08/2019 - 16:59

Municípios estudam ações de conscientização sobre o uso racional de água. Na região de Marialva, o abastecimento do Distrito de Santa Fé é feito por caminhão-pipa até três vezes por dia. 


A estiagem nas regiões de Sarandi e Marialva provocou a redução dos níveis dos reservatórios municipais de água. É que não chove de maneira expressiva nas duas cidades a quase 70 dias. A redução nos poços artesianos varia de 20% até 30%. Em Sarandi, a situação preocupa, mas ainda não há riscos à população. Segundo o superintende da Autarquia de Águas, Michel Caldato, um levantamento apontou que a cidade tem 45 lava-jatos e, agora, o trabalho de conscientização será feito com os estabelecimentos. Depois, as orientações serão estendidas aos demais moradores. 
A última chuva expressiva em Marialva ocorreu no dia 4 de julho. A população é abastecida por minas e 30 poços artesianos. Porém, a captação nos locais reduziu muito nos últimos dias, tanto que o Distrito de Santa Fé do Pirapó está sendo abastecido por caminhões-pipa. São três entregas diárias, porque a produção do poço local caiu de 14 mil litros de água por hora para dois mil litros por hora no último mês. Outra medida adotada em Marialva é a perfuração emergencial de um novo poço artesiano, como explica o superintendente da Autarquia Saema, Luiz Stéfano. 

Para ajudar no uso racional de água, a CBN listou algumas dicas. Antes de lavar as calçadas, use a vassoura para tirar a areia, folhas e outros dejetos; não escove os dentes com a torneira aberta; evite lavar os veículos neste período e tome banhos rápidos, porque o chuveiro aberto por cinco minutos libera 70 litros de água. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade