Secretaria de educação quer oferecer mais 4 mil vagas de creche, em 2019
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Secretaria de educação quer oferecer mais 4 mil vagas de creche, em 2019

O Assunto é Política por Diniz Neto em 18/12/2018 - 10:12

RICARDO VENDRAME FOI REELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA DE MARIALVA

O vereador Ricardo Vendrame vai continuar comandando a mesa diretora da Câmara de Marialva. Ele foi o mais votado na sessão realizada ontem, segunda-feira (17).

A mesa diretora para 2019/2020 ser assim constituída: Presidente, Ricardo Vendrame; 1º vice-presidente, Onesimo Bassan; 2º vice-presidente, Carlos Eduardo Siena (Coco); 1ª secretária, Josi da Silva; 2º secretário, Paulo Barbado.

 

ROÇADAS NAS ESCOLAS

A Secretaria de Educação de Maringá retomou o controle das roçadas e manutenção das escolas. Todas as escolas, 114 no total, foram roçadas.

O setor de Administração Escolar ficou responsável por gerir as roçadas e a manutenção das escolas, na parte hidráulica, elétrica, pinturas, calhas e outras.

Recebi esta informação da professora Valkiria Trindade, secretária de Educação de Maringá.

 

EDUCAÇÃO ESPECIAL: GOVERNO CIDA BORGHETTI ATENDE REIVINDICAÇÕES

No dia 20 de novembro, Luciana Peña fez uma reportagem aqui na CBN Maringá, sobre dificuldades de entidades de educação especial que estavam sem reposição de servidores.

A secretária de Educação, Valkíria Trindade liderou um movimento, que contou inclusive com o apoio do senador eleito, Flavio Arns, muito ligado à educação especial, para que as normas da reposição de pessoal para estas organizações conveniadas fossem mudadas.

No dia 7 de dezembro, a governador Cida Borghetti atendeu às reivindicações, alterando o decreto e as normas, garantindo a reposição de servidores a estas escolas especiais.

Detalhe importante: a medida beneficia a todas as instituições de educação especial do Paraná, não apenas de Maringá.

 

VAGAS NAS CRECHES

Alguns números importantes sobre as creches.

Vagas nas creches

2017 - 4.975

2018 - 4.457

 

Serão abertas 75 turmas, com a contratação de funcionários. Foram chamados 545 concursados, compareceram 449.

Total de 1.925 vagas, sendo 925 para infantil 1 e 550 para infantil 2.

 

A previsão é de comprar 2.000 vagas em escolas privadas.

A fila de espera é de 6.049 crianças.

 

CMEIS reformados e ampliados em 2017 e 2018: 9

CMEIS novos (construídos), em 2018: 3

Os CMEIS novos foram construídos na Zona 9, no Jardim Ipanema e no Jardim Imperial II.

 

Escolas reformadas e ampliadas: 6, em 2017 e 2018.

Nova escola: 1, construída na Zona 9.

JUSTA CAUSA

O vereador Homero Marchese, deputado estadual eleito, me encaminhou ontem a seguinte informação:

“O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná acaba de reconhecer que tive justa causa para deixar o Partido Verde no início do ano. O Tribunal também julgou improcedente a ação ajuizada pelo meu suplente, Professor Niero, que tentou obter minha cadeira na Câmara de Maringá no meio de 2018 (de qualquer forma, ele poderá assumir o cargo no próximo mês de fevereiro, assim que eu tomar posse como deputado estadual).

O julgamento da Justiça Eleitoral marca nossa penúltima ação contra os responsáveis pela tentativa de cassação do meu mandato de vereador e decretação de minha inelegibilidade para qualquer cargo pelo prazo de 11 anos.

Agradeço imensamente ao responsável, estudioso e competente Thiago Paiva dos Santos, amigo de longa data e hoje um dos maiores advogados do Estado na área eleitoral, pelo trabalho extraordinário na minha representação.”

 

ECOS DA CONVENÇÃO DO MDB

Como falamos ontem, a forma como foi montado o novo diretório estadual do MDB e escolhida a nova executiva está rendendo muito descontentamento entre os prefeitos, vices, ex-prefeitos e filiados, em várias regiões do Paraná.

Ontem o prefeito de Castro, Moacir Fadel, que foi coordenador da campanha de João Arruda, escreveu o seguinte, em um grupo no whatsapp:

 

“Estive na convenção do MDB no sábado e infelizmente não mudou nada, o pensamento retrógado ficou com a maioria e o João não terá voz, infelizmente. Sairei do partido. Me mantive fiel até o último momento, mesmo me prejudicando. Agora chega.”

 

SISTEMA FAEP/SENAR PREMIAM VENCEDORES DO PROGRAMA EMPREENDEDOR RURAL

No Encontro Estadual 2018 organizado pela FAEP, foram anunciados e premiados os vencedores do Programa Empreendedor Rural (PER) 2018, iniciativa do Sistema

FAEP/SENAR-PR em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SebraePR) e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), que incentiva o empreendedorismo no campo.

Neste ano, o conceito da tecnologia aplicada ao mundo rural esteve presente em todo o evento.

Os vencedores podem ser conhecidos no site da FAEP - http://sistemafaep.org.br/finalistas-per-2018/

 

Maringá tem dois finalistas: Projeto “Implantação de Sistema de Integração Lavoura Pecuária como Estratégia de Diversificação de Atividades e de Sucessão Familiar”, de Ana Cláudia de Paiva Carvalho Bavaresco, e “Maracujá na pequena propriedade rural: geração

de renda e sustentabilidade”, de Luiz Carlos Osipi.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade