Secretaria de Saúde de Maringá registrou 74 acidentes de janeiro a maio

Escorpião

Secretaria de Saúde de Maringá registrou 74 acidentes de janeiro a maio

Saúde por Luciana Peña em 29/06/2019 - 09:25

Foram recolhidos no mesmo período, 348 escorpiões. A grande maioria escorpiões amarelos. Muita gente tem adotado uma técnica peculiar de prevenção: encher o quintal de galinhas.

Eles continuam atacando. De janeiro a maio deste ano os escorpiões picaram 74 pessoas em Maringá. Os dados são da Secretaria de Saúde. Das 74 vítimas, só em um caso o paciente precisou de soro antiescorpiônico. Os outros casos evoluíram bem sem necessidade do soro. Neste mesmo período a Ouvidoria Municipal recebeu 661 reclamações de escorpiões. 348 animais foram recolhidos. A maioria, 323 eram escorpiões amarelos. Não é difícil encontrar pessoas que já pegaram o bichinho em casa. O Daniel Padilha levou um susto.

“Encontrei na grama. A grama estava alta”

Susto maior ainda levou a vizinha do Ailton Nogueira.

“Ela saiu da cama e quase pisou no escorpião que estava saindo debaixo da cama”

O curioso é que tem muita gente comprando galinhas para se prevenir do escorpião. O Delson Rodrigues ouviu uma reportagem sobre o assunto e hoje já tem um galinheiro em casa.

“Comecei com uma galinha e hoje eu tenho 12 galinhas e 4 pintinhos”

Acostumado com a vida no campo, aqui na cidade o Olívio Fenato também tem um monte de galinhas e nenhum escorpião por perto.

“ Eu pergunto para os vizinhos se eles se incomodam, mas eles dizem que não, e as aves limpam todo o quintal”

Os escorpiões procuram esconderijos como entulhos, frestas e ralos onde ficam durante o dia. À noite eles saem para se alimentar e é aí que podem acontecer os acidentes. Para prevenir é preciso limpar os quintais, não deixar entulho acumulado. Tampas as soleiras das portas, os ralos, entre outras medidas. Os escorpiões gostam de umidade, pouca luz e insetos em abundância, como baratas. Existem venenos que matam o escorpião, mas o problema é que o veneno desaloja o animal e aí podem acontecer os acidentes.Os bairros com maior incidência de escorpiões são o Jardim Alvorada, a Zona 7 e a Zona 5.