Sem controle sobre autotestes, risco de subnotificação é maior; alertam especialistas
Foto Ilustrativa: Reprodução/redes sociais

Covid-19

Sem controle sobre autotestes, risco de subnotificação é maior; alertam especialistas

Saúde por Luciana Peña em 03/06/2022 - 16:59

A subnotificação de casos de Covid-19 em Maringá e em todo o país pode estar ocorrendo por diversos fatores. Um deles é em função do autoteste. Liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o autoteste é comprado em farmácias e pode ser feito em casa. Mas não há um mecanismo de registro quando o resultado é positivo.

A reportagem questionou a Secretaria de Saúde de Maringá sobre o assunto. A Secretaria informou que na bula do autoteste o usuário é orientado a procurar um atendimento médico para notificação em caso positivo. Mas há dois problemas: primeiro não há nenhuma garantia de que o usuário fará isso e segundo que para o cálculo da taxa de positividade também é muito importante o registro dos casos negativos.

A esperança é que muitos procurem o serviço de saúde porque vão precisar de atestado médico para o período de isolamento domiciliar. E a orientação é que a quarentena comece a partir do início dos sintomas.

O resultado do autoteste só poderia ser computado com mais exatidão se o Ministério da Saúde associasse a compra ao preenchimento da ficha de notificação.

Uma sugestão de um ouvinte, que é médico, seria anotar o CPF do cidadão que compra o autoteste e informar o gestor público. Sobre isso, a Secretaria de Saúde informou apenas que essa medida caberia ao estabelecimento que vendeu o autoteste.

Já em relação aos testes realizados em farmácias há um sistema de notificação. As próprias farmácias preenchem os dados no site do Estado do Paraná no chamado "Notifica Covid”. E as farmácias têm como obrigação orientar sobre os sintomas de agravamento da doença que requerem atendimento médico.

A CBN não conseguiu entrevista sobre o assunto, todos os questionamentos foram respondidos pela Secretaria de Saúde de Maringá por meio de nota.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade