Semana da Saúde quer atender até 500 caminhoneiros em Maringá
Carina Bernardino/CBN

Ação nacional

Semana da Saúde quer atender até 500 caminhoneiros em Maringá

Saúde por Carina Bernardino em 07/04/2019 - 12:12

As ações do Sest Senat ocorrem em todo o país. São 70 pontos de concentração de caminhoneiros em rodovias, postos de combustíveis, terminais de cargas e centros de distribuição

Iniciou neste domingo (7) a Semana da Saúde do Sest Senat com mais de 70 pontos de concentração no país. No Paraná, as ações para os caminhoneiros serão realizadas em Maringá, Curitiba e Cascavel. Em Maringá, os serviços gratuitos ocorrem em uma tenda montada na Transcocamar Transporte, na PR-317, na saída para Campo Mourão. O motorista Elias dos Santos passou pelo local no início das atividades para medir a pressão. Ele é de Araraquara, São Paulo, mas sempre aproveita as ações oferecidas à categoria.

O diretor do Sest Senat Maringá, Geasi Oliveira de Souza explica que no local os motoristas terão acesso a vários tipos de serviços, como atendimentos de saúde bucal, pressão, aulas de alongamento e orientações para prevenir vários tipos de doenças.

Segundo a nutricionista da entidade, Érica Maeda, o principal problema de saúde relacionado a profissão é o sobrepeso, já que muitos profissionais não têm uma alimentação regular e nem praticam atividade física.

Outro problema comum enfrentado pelos motoristas é na coluna. O caminhoneiro Eldo Souza de Oliveira fez queixas sobre isto durante o atendimento. Ele mora no estado do Amazonas, mas carregou o caminhão em São Paulo e está indo a Medianeira.

A Semana da Saúde do Sest Senat vai até sexta-feira (12). A meta nacional é realizar 13 mil atendimentos no período e, na cidade, a estimativa é de 500. O tema desta edição é “Quando eu pego a estrada, quem acelera é o Brasil”. Em Maringá, os atendimentos serão prestados das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h.