Os oito pacientes que ainda serão transferidos já estão com as vagas garantidas.
Saúde
Sesa explica transferência de pacientes da UTI do Hospital Metropolitano de Sarandi
Saúde por Brenda Caramaschi em 17/02/2024 - 20:00Em entrevista coletiva na tarde deste sábado (17), o diretor-geral da Secretaria de Saúde do Paraná, César Neves, explicou por que e quantos pacientes estão sendo transferidos da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Metropolitano de Sarandi. Ao contrário da informação inicial, de que 40 pacientes estavam sendo transferidos da UTI, o diretor da Sesa disse que são 18 pacientes. Dez pacientes já foram transferidos e oito aguardam transferência para hospitais de Maringá, Umuarama, Campo Mourão, Cianorte, entre outros. Neves disse que a transferência foi a pedido da diretoria do hospital que alegou precisar readequar as escalas de plantão.
O Hospital Metropolitano é um hospital privado credenciado ao SUS. A Sesa não tem ingerência na gestão do hospital e não sabe dizer se é verdade a informação de que funcionários estão com salários atrasados e nem que há falta de insumos, como medicamentos.
Embora a Sesa não tenha conhecimento de atraso no pagamento de funcionários, porque a gestão é particular, o diretor Cesar Neves afirmou que nenhuma verba do SUS deixou de ser repassada ao hospital.
A comunicação às famílias está sendo realizada pela direção do hospital. Segundo a Sesa, o Hospital Metropolitano não fechou a UTI, mas por enquanto o hospital não irá receber novos pacientes que necessitem de UTI. O diretor da Sesa também garantiu que o sistema de UTIs no estado é robusto e que a falta destes leitos do Metropolitano não irá afetar o atendimento no Paraná.
A CBN Maringá tenta contato com a direção do Hospital Metropolitano de Sarandi para comentar o assunto.
(atualizado às 7h44 de 19.02) : Ao todo foram transferidos neste fim de semana 16 pacientes. Outros dois foram para a enfermaria. Há ainda pacientes na UTI, que não foi fechada, apenas reduzida.
Nesta segunda-feira (19), o Hospital Metropolitano mse pronunciou oficialmente sobre a transferência de pacientes. Confira a nota enviada à imprensa na íntegra:
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048
Notícias da mesma editoria
Solidariedade
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade