Sistema prisional de Maringá tem mais de 2 mil presos
Divulgação/Depen

Segurança

Sistema prisional de Maringá tem mais de 2 mil presos

Segurança por Carina Bernardino em 09/07/2019 - 16:08

A maioria está na Casa de Custódia. E todas as três unidades penais e a cela provisória da 9ª SDP, estão operando acima da capacidade. A situação preocupa as autoridades de segurança, que este mês foram para Curitiba conversar com o Governo do Estado. 

As três unidades penais de Maringá e a cela provisória da 9ª Subdivisão Policial estão lotadas e trabalhando acima da capacidade permitida. Em levantamento solicitado pela CBN, o Departamento Penitenciário do Paraná informou que até esta segunda-feira (8), 2.024 pessoas se encontravam presas no município. A maior parte delas está na Casa de Custódia. A CCM está com 1.145 detentos, enquanto a capacidade é para 960. A PEM (Penitenciária Estadual de Maringá), que tem 430 vagas, abriga 461 presos. Na Colônia Penal Industrial de Maringá a ocupação total é para 330 detentos, mas atualmente a CCM conta com 341. Já a cela da 9ª SDP está com 77 presos, sendo que a capacidade é para 24 presos. A superlotação no sistema prisional preocupa as autoridades de segurança há anos. Mas a atual situação levou autoridades para Curitiba neste mês. Os representantes eram do Conselho Comunitário de Segurança e do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, além da Secretaria de Segurança Pública municipal. As forças de segurança querem fiscalizar as tornozeleiras eletrônicas. A reunião no dia 4 foi com o secretário coronel Rômulo Marinho Soares. O presidente do Conseg, Coronel Antônio Tadeu Rodrigues, diz que o grupo foi muito bem recebido. 

Outras demandas foram apresentadas ao governo do Paraná, como a necessidade de mais delegados e policiais militares, além de viaturas. Somente o Conseg, desde que foi inaugurado em Maringá, investiu mais de R$ 13 milhões em segurança pública. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade