Três tipos de golpes na internet respondem por 60% dos inquéritos na Delegacia de Estelionato em Maringá
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Agência Brasil

Fique de olho

Três tipos de golpes na internet respondem por 60% dos inquéritos na Delegacia de Estelionato em Maringá

Segurança por Luciana Peña em 06/01/2022 - 13:29

O golpe do perfil falso de WhatsApp é o mais conhecido. Outro golpe bastante aplicado é o do falso intermediador de veículo. E um tipo novo de estelionato virtual é a rede social hackeada. Saiba como se prevenir.

Desde o início da pandemia, com mais gente dentro de casa ou resolvendo tudo pelo computador, os golpes virtuais se tornaram mais comuns.

A Delegacia de Estelionato de Maringá alerta a população sobre os riscos de navegar e fazer compras na internet.

Um comportamento arriscado é cadastrar dados pessoais em sites ou perfis.

O internauta tem o costume de escolher senhas muitas parecidas, às vezes a mesma que usa para acesso a redes sociais ou serviços.

Os golpistas podem utilizar essas informações para invadir, hackear e lesar os consumidores.

Mais de 60% dos inquéritos abertos na Delegacia de Estelionato de Maringá são de golpes aplicados no ambiente virtual, diz o delegado Fernando Garbelini. [ouça o áudio acima]

A rede social hackeada, como o delegado disse, é um golpe novo na praça e as vítimas relataram que preencheram cadastro criando login e senha. [ouça o áudio acima]

O falso intermediador de veículo não é um golpe novo, mas continua fazendo vítimas. São dezenas de casos na Delegacia de Estelionato.

Os golpistas se aproveitam de uma certa ganância das vítimas, que seriam beneficiadas com lucro na compra e na venda de um bem.[ouça o áudio acima]

O golpe do perfil falso de WhatsApp é mais conhecido. O dono do número não é lesado diretamente, mas conhecidos podem receber mensagens de golpistas com a história de troca de número de telefone, seguida de um pedido de ajuda. Neste caso, a orientação é desconfiar de pedidos de dinheiro e nunca fazer depósitos solicitados e ligar para o número original do contato que você tem.