Vacinação contra a Covid é para comorbidades específicas neste sábado (8) em Maringá
Foto: Letícia Tristão/CBN Maringá

Campanha

Vacinação contra a Covid é para comorbidades específicas neste sábado (8) em Maringá

Saúde por Letícia Tristão em 08/05/2021 - 10:02

Mas muita gente ficou confusa.

Na porta da UBS Zona 7, a reportagem encontrou a população confusa, muitos perderam a viagem. O turbilhão de informações com critérios e detalhes, sempre às vésperas do dia de vacinar contra o coronavírus, podem passam batido e quem foi atrás da vacina, acabou tendo que voltar para casa sem a dose.

Muitos não sabiam que precisava estar com o formulário fornecido pela secretaria de saúde ou no site da prefeitura para comprovação da comorbidade. Em outros casos, teve quem não sabia qual comorbidade estava na lista da vacinação deste sábado (8). Foi o caso da Maria do Nascimento, que é hipertensa. [Ouça o áudio acima]

A Rosana Ferreira está grávida de 8 meses também achou que estava inclusa na lista.

A vacinação neste sábado (8) e segunda-feira (10) em Maringá é para comorbidades específicas. Para quem tem doença renal crônica, pessoas com deficiência permanente que recebem BPC. Além de pessoas com síndrome de down e gestantes e puérperas que tenham comorbidade. É preciso apresentar uma declaração de comorbidade que está disponível no site da prefeitura e também nas unidades de saúde.

Na família do Roberto Contin que levou o filho que tem Síndrome de Down, agora é só alegria. [Ouça o áudio acima]

A vacinação continua até 14h nas UBSs Zona 7 e Iguaçu para esse público específico. E também na segunda-feira (10).

Para pessoas com deficiência permanente, que recebem BPC, a vacinação é de 55 a 59 anos. Pessoas com síndrome de down e doenças crônicas renais, de 18 a 59 anos.

A vacinação para pessoas com 60 anos ou mais está suspensa, segundo o município.