Variações de produtividade marcaram a safra de soja 2023/24

CBN Rural

Variações de produtividade marcaram a safra de soja 2023/24

CBN Rural por Rogério Recco em 19/03/2024 - 16:34

Devido aos problemas climáticos ocorridos principalmente a partir da virada do ano, como falta de chuvas e calor excessivo, as lavouras de soja cultivadas nas regiões atendidas pela Cocamar, no Paraná, apresentaram uma grande variação de produtividade.

Em entrevista ao CBN Rural, o engenheiro agrônomo Rafael Furlanetto, gerente técnico da cooperativa, disse que a região do Vale do Paranapanema, na divisa do Paraná com São Paulo, foi a mais afetada, sendo comum produtores de Primeiro de Maio e Alvorada do Sul, por exemplo, terminarem a colheita com a média de 17 sacas por hectare. Já em Rolândia, a expectativa final é de 50 sacas por hectare, mas nesse mesmo município há informações de médias bem mais altas.

Quanto ao milho de inverno, que foi semeado dentro da janela ideal, o desenvolvimento é bom, mas, segundo Furlanetto, preocupa a volta das altas temperaturas.

Quer enviar uma sugestão ou pergunta para o CBN Rural? Fazer contato com Rogério Recco? Envie a sua mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 3220 4048.

Acompanhe CBN Rural de segunda a sexta, às 07h20 e às 15h40

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade