Vereador pede informações sobre atendimento a moradores de rua com Covid-19
Imagem Ilustrativa | Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Maringá

Legislativo

Vereador pede informações sobre atendimento a moradores de rua com Covid-19

Política por Luciana Peña em 09/07/2020 - 13:06

O requerimento foi votado na sessão da Câmara desta quinta-feira. 

O vereador Sidnei Telles quer saber como a prefeitura de Maringá está lidando com os moradores de rua contaminados com Covid-19.

A preocupação surgiu após o episódio de um morador de rua atendido no Albergue Santa Luiza Marillac, que estava com sintomas, passou por uma unidade de saúde e confirmou a doença por meio de teste. [ouça no áudio acima]

Depois deste episódio, segundo o vereador, a prefeitura decidiu criar um protocolo de atendimento a moradores de rua com suspeita ou confirmação de Covid-19. [ouça no áudio acima]

O requerimento foi aprovado. A prefeitura não comenta projetos e requerimentos do Legislativo. O prazo para resposta é de 15 dias. O morador de rua já foi localizado. Ele voltou ao albergue com um atestado de término da quarentena, ou seja, está recuperado da doença. No Ginásio Chico Neto há um espaço para abrigar moradores de rua que queiram se isolar espontaneamente. Lá eles recebem roupas e alimentação. Mas a reportagem está tentando uma entrevista com o secretário de Assistência Social para entender se um novo protocolo será criado para os moradores de rua que não buscam ajuda.

Atualizado às 16h55- A Prefeitura de Maringá informou que não tem nada nada definido sobre abrigamento de pessoas em situação de rua com testagem positiva. O isolamento de moradores de rua é muito difícil e depende inclusive de entendimento jurídico. Mas há estudos em relação ao assunto.