Vereadores discutem questão da qualidade da água em Maringá
Foto: Arquivo/CMM

Câmara

Vereadores discutem questão da qualidade da água em Maringá

Política por Letícia Tristão em 10/03/2022 - 13:18

Após a repercussão da publicação que trata da qualidade da água em Maringá, o município afirma que fez análises e que a água é própria para consumo. Na Câmara, os vereadores levantaram o questionamento sobre a fiscalização e o aumento de doenças cancerígenas.

O assunto sobre a qualidade da água em Maringá foi debatido pelos parlamentares na sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira (10).

O vereador Flávio Mantovani questionou a falta de fiscalização externa em atividades ligadas a órgãos públicos. [ouça o áudio acima]

O vereador Dr. Manoel Sobrinho, que é médico, levantou a questão de doenças como câncer estarem relacionados aos defensivos agrícolas que acabam contaminando a água. [ouça o áudio acima]

A Agência Maringaense de Regulação, da prefeitura, publicou um relatório afirmando que a as substâncias encontradas na água em Maringá estão dentro do limite de segurança permitido pelas autoridades de saúde para consumo humano. 

Um estudo feito a partir de dados sobre a água tratada no Brasil identificou a presença de substâncias químicas e até radioativas na água que sai da torneira em 763 cidades brasileiras. Entre os municípios está Maringá, onde foram detectadas substâncias que apresentam riscos à saúde acima do limite de segurança entre 2018 e 2020. 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550