Vestibular da UEM: sai Monteiro Lobato; entra Carolina Maria de Jesus
Divulgação

Mudança

Vestibular da UEM: sai Monteiro Lobato; entra Carolina Maria de Jesus

Educação por Victor Simião em 19/02/2019 - 19:30

Escritora negra é autora do livro “Quarto de Despejo” – que relata o dia a dia dela em uma favela. O volume de contos  “Negrinha”, de Monteiro Lobato, considerado racista, deixou de ser cobrado em 2019. 

A UEM deixou de pedir um livro considerado racista e colocou uma autora negra e periférica nas obras sugeridas para o Vestibular de Inverno 2019. Com a medida, saiu Monteiro Lobato e entrou Carolina Maria de Jesus. O volume de contos “Negrinha”, publicado em 1920 por Lobato, foi sugerido nas provas entre 2015 e 2018. Agora está “Quarto de Despejo”, publicado em 1960 pela então desconhecida Carolina Maria de Jesus, uma mulher que vivia na favela e que teve apenas dois anos de estudo formal.

No caso de “Negrinha”, o conto que dá o titulo ao volume retrata a história de uma menina negra de sete anos que sofre nas mãos de uma mulher branca. Para muitos, a história denuncia o racismo. Para outros, e é a visão que vem ganhando força. Até porque existem fatos que mostram o racismo de Monteiro Lobato no dia a dia, ao ponto de ter elogiado a Ku Klux Klan. Quem defende o autor lembra que ele foi um homem do período em que viveu, final do século 19 e início do século XX.

Ao todo, 10 livros são sugeridos para o vestibular 2019. Dessa vez, são três mulheres, o maior número de autoras desde 2010, ao menos.

A CBN conversou com pessoas ligadas ao movimento negro, que elogiaram a iniciativa da Comissão do Vestibular Unificado.
Em relação à inclusão de Carolina Maria de Jesus, o professor da UEM Delton Felipe, ligado ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros, diz que é avanço. É porque mostra que o negro também é intelectual, algo que é silenciado, afirma.
Apesar disso, o professor não quer que Lobato seja esquecido. É importante ler a obra com olhos críticos, aponta.

Quem lida com literatura também comemora. É o caso do estudante de letras e membro do coletivo negro Yalodê-Badá, Bruno Barra. “Quarto de Despejo” é uma obra que não se discute nem na escola, diz ele.

A Comissão do Vestibular Unificado explica que os livros para o Vestibular 2019 foram aprovados após uma comissão do departamento de Teoria Literária ter feito indicações.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade