Você sabe qual é a temperatura mais baixa que se pode atingir?
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Agência Brasil

Ciência

Você sabe qual é a temperatura mais baixa que se pode atingir?

Educação por Luciana Peña em 04/08/2021 - 07:56

O zero absoluto é igual a -273,15 º C. A informação pode parecer apenas curiosa, mas tem relação com mecânica quântica e com os computadores do futuro.

Neste inverno muito se falou em temperaturas negativas. O Brasil, que é um país tropical, registrou temperaturas muito baixas e em algumas localidades a sensação térmica foi de incríveis 20 graus negativos.

Mas incrível mesmo é o zero absoluto, ou a menor temperatura que existe e que na verdade não existe. É apenas uma extrapolação da física.

O zero absoluto é igual a 273,15 graus Celsius negativos. Uma temperatura tão baixa, mas tão baixa, que as partículas da matéria ficam paralisadas.

Quem explica é o físico Ronaldo Celso Viscovini do departamento de Ciências da UEM, em Goioerê. [ouça o áudio acima]

O zero absoluto não é atingido na natureza e nem fora da Terra, no universo. Por isso se diz que é uma extrapolação da física. Curioso é que a menor temperatura alcançada está aqui na Terra. [ouça o áudio acima]

A física pode parecer um bicho de sete cabeças, mas tem muita relação com o nosso dia a dia. A menor temperatura possível no universo, embora seja uma projeção, guarda relação, por exemplo, com os computadores das próximas gerações.[ouça o áudio acima]

Na próxima onda de frio, quando a temperatura baixar bastante, não reclame. Podia ser pior.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550