Youtuber sem mãos faz sucesso cozinhando com os pés
Daniele usa os pés para escrever e levar informação para o seu público em palestras e no YouTube (foto: arquivo pessoal)

Superação

Youtuber sem mãos faz sucesso cozinhando com os pés

Paraná por Fabio Guillen/GMC Online em 07/06/2020 - 22:16

Uma mulher jovem, alto astral e muito simpática. Assim é Daniele dos Reis Amaral Ferreira, 26 anos, nos vídeos que fazem sucesso no YouTube. E um detalhe chama a atenção de todos nas publicações: Daniele não tem os braços e faz tudo, absolutamente tudo, com os pés.

Sempre muito alegre e espontânea, Daniele está conquistando uma legião de fãs na internet fazendo as atividades de casa utilizando os pés em Arapuã, uma pequena cidade no Norte do Paraná.

A youtuber perdeu os dois braços quando tinha apenas 4 anos de idade em um acidente na propriedade rural dos pais. Ela foi puxada pelo cardam do trator que estava ligado. Daniele perdeu muito sangue, ficou um bom tempo internada em um hospital de Londrina e se recuperou.

E na ausência dos dois braços, a jovem desenvolveu as habilidades com os pés e consegue ter uma vida normal. Mas como ela faz isso? Não dá para explicar. É só vendo os vídeos mesmo para entender o dom dessa jovem paranaense.

Casada com Rai Fernando Souza Lino, 27 anos, Daniele limpa a casa, faz almoço e janta para o marido, lava roupas, produz conteúdo para as redes sociais e ainda edita vídeos no Youtube. Tudo isso usando os pés.

A falta das mãos não fez com que ela se sentisse menor ou inferior às outras pessoas. Muito pelo contrário. Isso fez Daniele perceber que ela poderia ter uma vida normal, afinal de contas ela tinha dois pés para isso.

“Sempre fui uma criança pró-ativa. Nunca deixei a minha deficiência definir o que eu iria e não iria fazer. Cresci como uma criança normal. Quando fui ficando mais adulta comecei a perceber as dificuldades não minhas, que as pessoas queria colocar em mim”, disse Daniele.

A paranaense disse que os pais foram fundamentais nesse processo de inclusão. Desde pequena eles sempre incentivaram ela a fazer tudo com os pés. Não criaram limites. “Meus pais sempre me deram um suporte muito grande para que eu formasse essa personalidade de não me vitimizar”, contou.

Daniele percebeu na adolescência que o preconceito criava barreiras e limitações que pra ela nunca existiram. A jovem nunca baixou a cabeça quando as pessoas falavam não. Ela se formou, fez pós graduação e hoje leva muito conhecimento para o Brasil todo em seu canal no YouTube, que tem mais de 400 mil inscritos.

Inclusive, é possível ver a Daniele cozinhando e fazendo várias atividades de casa no canal. Veja um dos vídeos no fim da reportagem.

Daniele tirou habilitação e dirige com os pés

Em vários momentos a paranaense ouviu e ainda ouve as pessoas falarem que ela não pode fazer isso ou aquilo porque não tem as mãos. Mas ela nunca deu importância e sempre foi a fundo e conseguiu conquistar o que queria.

A última conquista foi o tão sonhado direito de poder dirigir pelas ruas e rodovias. Mas não foi uma tarefa fácil porque os órgãos de trânsito não facilitaram a vida dela.

“Foi um desafio porque era uma coisa que eu queria muito, mas quando procurei a auto escola e o detran me falaram que eu não poderia dirigir sem as mãos. Mas eu consegui comprovar que eu poderia e tirei a habilitação”, explicou.

Daniele está habilitada e hoje dirige com os pés seu carro automático.

Youtuber dá palestras incentivando as pessoas a não desistir

As dificuldades que foram impostas por algumas pessoas na vida de Daniele a motivaram a mostrar para a sociedade que não podemos baixar a cabeça quando a vida lhe disser não.

E a forma que a paranaense encontrou para fazer isso foi com palestras. Desde 2014 a jovem é contratada por empresas de todo o Brasil que querem levar essa mensagem para seus colaboradores.

“Decidi usar essa paixão que tenho em desenvolver pessoas em palestras. Viajo o Brasil todo. E no Youtube tenho um canal que levo essa mensagem também para as pessoas. Eu enxergo muito essas janelas para fazer as pessoas repensarem”, explica. 

Acesse GMC Online

Daniele cozinhando com os pés em um de seus vídeos no YouTube - Foto: Reprodução YouTube
Daniele cozinhando com os pés em um de seus vídeos no YouTube - Foto: Reprodução YouTube

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade