130 anos de República
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

130 anos de República

O Assunto é Política por Diniz Neto em 15/11/2019 - 10:45

 

Na coluna de hoje:

- POLÍTICOS

- MUDANÇAS EM BRASÍLIA

- NOVA LIDERANÇA

- PRIMEIRA CONVENÇÃO DO NOVO PARTIDO

- BICICULTURA 2019 PROSSEGUE EM MARINGÁ ATÉ DOMINGO

 

15 de novembro, sexta-feira. Faltam 46 dias para o fim do ano.

 

 

DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Há 130 anos, também em uma sexta-feira, o Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República. O Brasil encerrou neste dia o seu período de Monarquia Constitucional Parlamentarista.

Em 2019, vivemos um momento agitado da República, com combate à corrupção que tem forte apoio popular, o primeiro ano de um governo comprometido com mudanças estruturais no país e fortes questionamentos relacionados aos poderes e à própria Constituição, promulgada em 1988, portanto há apenas 31 anos.

Lado bom: Ambiente propício a mudanças, transformações e consequentes avanços para o nosso país.

Quais são as repúblicas mais antigas:

São Marino, 301

Suíça, 1648

França, 1792

Monarquia ou República?

Parlamentarismo ou presidencialismo?

Uma federação ou um bloco de países?

O que pensam os ouvintes?

 

 

POLÍTICOS

Ontem estiveram no Auditório Hélio Moreira grande número de políticos. Prefeito, vereadores, deputados estaduais e federais, prefeitos da região. Eles receberam o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, que veio para anunciar o repasse de mais uma parcela de 25 milhões para o Hospital da Criança de Maringá.

Um retrato da briga por espaço na política local. Um palanque rico, uma miniatura ao vivo do embate político.

Sobre o hospital: terá 160 leitos e atenderá 21 especialidades pediátricas. Terá grande importância regional.

 

 

MUDANÇAS EM BRASÍLIA

Comentamos esta semana, aqui na coluna, que o anúncio do presidente Jair Bolsonaro de que estava deixando o PSL para fundar o partido Aliança pelo Brasil mexia estruturalmente com a sua base política e muitos partidos.

Com a divisão no PSL e em outros partidos já havia movimentos em busca de espaço político. Alguns abandonando o apoio ao presidente e outros na direção oposta, costurando adesão a Bolsonaro.

 

 

NOVA LIDERANÇA

Na esteira dessas mudanças, o deputado federal por Maringá, Ricardo Barros, que esteve na Prefeitura acompanhando o repasse de recursos para o Hospital da Criança, confirmou que foi convidado para ser o 1º vice-líder do governo, sob o comando do senador Eduardo Gomes (MDB-TO).

Ricardo foi vice-líder de três governos e ministro. É considerado um dos mais habilidosos e experientes articuladores políticos do Congresso.

 

 

PRIMEIRA CONVENÇÃO DO NOVO PARTIDO

A primeira convenção do partido “Aliança pelo Brasil” que está sendo criado sob a coordenação do presidente da República, Jair Bolsonaro, está marcada para as 10h da manhã da próxima quinta-feira (21), no hotel Royal Tulip em Brasília. O Estatuto da nova legenda deve ser apresentado nesta cerimônia, dando início ao processo de criação da sigla.

 

 

BICICULTURA 2019 PROSSEGUE EM MARINGÁ ATÉ DOMINGO

Começou ontem, com várias atividades, o Bicicultura 2019, Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo, realizado todos os anos, organizado pela sociedade civil, para celebrar e impulsionar a cultura da bicicleta como meio de mobilidade nas cidades brasileiras. É um espaço para o convívio, compartilhamento de conhecimento e formação de alianças entre ciclistas, cicloativistas e todos os entusiastas e interessados, de todos os setores sociais, na democratização urbana, na sustentabilidade ambiental e na qualidade de vida que a bicicleta proporciona.

O evento tem o apoio da UEM e da Prefeitura de Maringá e prosseguirá até domingo.

A programação está no site https://bicicultura.org.br/programacao

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade