50 botões do pânico estão à disposição em Maringá
Foto: Victor Simião/CBN Maringá

Segurança

50 botões do pânico estão à disposição em Maringá

Segurança por Victor Simião em 10/12/2019 - 16:34

Os dispositivos foram apresentados nesta terça-feira (10). Justiça decidirá quem irá utilizá-los

O dispositivo é pequeno, cabe na palma da mão. O objetivo é salvar vidas. 50 botões do pânico foram apresentados nesta terça-feira (10), em evento no auditório Hélio Moreira. Caberá à Justiça decidir quais mulheres utilizarão o dispositivo. Atualmente, 600 mulheres estão sob medida protetiva em Maringá.

Segundo a secretária da Mulher de Maringá, Cláudia Palomares, a partir do momento que o botão é pressionado, o áudio passa a ser gravado e a localização é enviada à Guarda Municipal.

A juiz responsável pela Vara de Violência Doméstica, Jaime Souza, disse que critérios foram criados para selecionar quem irá usar o botão do pânico. Entre eles, registro na delegacia de policia e uma ação penal. Segundo ele, não há data de entrega para o primeiro botão. Mas é só haver a solicitação que o procedimento será feito. 

A responsável pelos botões é a empresa Celestino Poitevin Neto, de Curitiba, que também fornecerá o software para gerenciar o sistema, entre outros itens. O valor total é de R$ 102.399. O contrato é de um ano.

A licitação foi objeto de disputa judicial entre uma empresa e prefeitura. Após uma série de rodadas na Justiça, Maringá pôde declarar a Celestino Poitevin Neto como vencedora.

Em relação à violência contra a mulher, o município tem a Patrulha Maria da Penha, na Guarda Municipal. É um grupo voltado ao atendimento de mulheres em situação de risco. Até agosto deste ano a patrulha havia feito 698 atendimentos. Em 2018 inteiro, foram 862.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade