

Pesquisa
75% das mulheres na liderança já vivenciaram a 'síndrome do impostor'
País por Brenda Caramaschi em 22/09/2025 - 10:00Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn e pela consultoria Korn Ferry apontou que 75% das mulheres em cargos de liderança já sentiram que não eram suficientemente competentes ou qualificadas para ocupar suas posições. Esse sentimento impacta diretamente na confiança, na tomada de decisões e no desenvolvimento de carreira.
O estudo também revela que a síndrome do impostor afeta igualmente profissionais iniciantes e experientes, mas tende a ser mais intensa em ambientes competitivos ou com pouca representação feminina.
Iniciativas como grupos de mentoria, programas de coaching e políticas de diversidade e inclusão têm mostrado resultados positivos, ajudando mulheres a fortalecerem sua autoconfiança e a potencializar suas competências.
Luciane Botto, especialista em liderança, comportamento humano e futuro do trabalho, explica como líderes e equipes podem criar uma cultura que valorize realizações sem reforçar o perfeccionismo.
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade