85% das consultas médicas já são agendadas por celular
CBN Inovação

CBN Inovação

85% das consultas médicas já são agendadas por celular

CBN Inovação por Brenda Caramaschi em 16/10/2025 - 11:15

A digitalização da saúde no Brasil não é mais promessa, e sim realidade: 85% dos agendamentos de consultas médicas já são realizados por dispositivos móveis, como smartphones e tablets, segundo pesquisa "Perfil Paciente Digital 2025" da Doctoralia. Os outros 15% são feitos via computador.

Além disso, a telemedicina continua a expandir no Brasil. O relatório Distrito Healthtechs Report indica que 87% dos pacientes adotaram a prática nas primeiras consultas virtuais, e 93% a utilizam para gerenciar prescrições médicas, consolidando o conceito de atendimento remoto como parte do cotidiano da população. Pelo Doctoralia, os agendamentos de consultas via telemedicina aumentaram 53% de 2023 para 2024, indo de 2 milhões para 3,1 milhões.

Para clínicas médicas e hospitais, adaptar-se a essa nova realidade exige investir em sistemas digitais que proporcionem agilidade, sem comprometer a qualidade e o acolhimento ao paciente. É assim, nesse ambiente, que soluções inteligentes ganham protagonismo. A automação dos agendamentos, por exemplo, elimina a necessidade das tradicionais ligações telefônicas, permitindo que os pacientes marquem consultas a qualquer hora do dia, direto pelo celular. Além disso, a tecnologia reduz a sobrecarga das recepções, minimiza erros humanos e melhora a taxa de comparecimento, enviando lembretes automáticos que ajudam o paciente a manter o compromisso com a saúde.

Para Jenifer Ferrazi, Head de Produto e Negócios da Irrah Tech — especialista em soluções inteligentes para o varejo e saúde —, a chave está em garantir uma experiência tão natural que o paciente sequer percebe estar interagindo com um sistema automatizado.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade