Acim se posiciona contra o novo decreto da Prefeitura de Maringá
Foto: Divulgação/Acim

Covid-19

Acim se posiciona contra o novo decreto da Prefeitura de Maringá

Economia por Portal GMC Online em 09/03/2021 - 20:55

Nesta terça-feira (9), a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) emitiu carta aberta se posicionando contra o novo decreto municipal, publicado nessa segunda-feira (8). O decreto estadual nº 7.020/2021 permite a retomada das atividades comerciais a partir dessa quarta-feira (10), mas o documento publicado pelo município, válido até as 23h59 do próximo domingo (14), traz medidas mais restritivas.

O decreto estadual autoriza, por exemplo, o funcionamento do comércio de rua, sendo que nos municípios com mais de 50 mil habitantes o horário permitido é das 10h às 17h, com 50% de ocupação. Já no decreto publicado pela Prefeitura de Maringá – que sobrepõe o estadual -, esses estabelecimentos podem funcionar exclusivamente por delivery. Veja as medidas em vigor em Maringá aqui.

Na carta aberta, a Acim expressa insatisfação com as medidas restritivas prevista no novo decreto municipal. Leia na íntegra:

“A Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), que representa quase cinco mil empresas, torna pública a sua insatisfação com o novo decreto da prefeitura do Município de Maringá. Ciente do grave momento que a rede de saúde enfrenta, a entidade sempre defendeu a prevenção e a vida, viabilizando grandes investimentos para proteger a comunidade local e regional contra o avanço da Covid-19. Tanto que nesta semana está doando mais seis respiradores para o sistema público de saúde, além de outros dez que foram adquiridos e entregues no ano passado. No total, a ACIM, em parceria com a iniciativa privada, investiu mais de R$ 3 milhões, que foram convertidos em equipamentos e EPIs para profissionais da saúde, associados e população. No entanto, a associação reitera a importância de  preservar empregos, empresas e renda. O setor produtivo foi muito penalizado diante da suspensão de atividades e restrições de horários de funcionamento. A iniciativa privada já recorreu à crédito, postergou impostos, utilizou banco de horas e férias coletivas, quebra de contratos e prorrogação de dívidas. Não há mais alternativas à mesa. Os empresários estão no limite da saúde financeira, e infelizmente centenas de empresas fecharam as portas. As expectativas não são das melhores. O decreto do governo do Paraná, que está sendo seguido pelas cidades do entorno de Maringá, previa a retomada das atividades nesta quarta-feira, dia 10, mas, com o novo decreto, a prefeitura de Maringá ampliou o período de restrições, causando danos ainda maiores aos negócios e comprometendo outros milhares de empregos. Há que se ponderar que a ACIM, a casa do empreendedor maringaense, não se furta em estabelecer o diálogo para buscar a flexibilização das medidas impostas ao setor produtivo.”

A reportagem do GMC Online entrou em contato com a Prefeitura de Maringá, que informou que não irá se pronunciar sobre a carta da associação comercial.

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade