Ao menos 40 empresas do setor gastronômico fecharam em Maringá
Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Durante a pandemia

Ao menos 40 empresas do setor gastronômico fecharam em Maringá

Cidade por Victor Simião em 30/07/2020 - 18:08

A estimativa é da Abrasel, a associação que representa o setor. Em um levantamento, entidade diz que 42% dos trabalhadores foram demitidos de março até o momento. “É um cenário desolador”, avalia a Abrasel.

A Abrasel, que representa dois mil bares, restaurantes e outras empresas do setor gastronômico da cidade, estima que ao menos 40 negócios da área fecharam em Maringá durante a pandemia da Covid-19. O dado consta em um levantamento finalizado nesta quinta-feira (30) pela entidade.

A associação também divulgou percentuais quanto a uma série de fatores. A Abrasel informou preferir não dar números absolutos porque é uma estatística, feita a partir de um levantamento com 40 empresas.

Entre outros dados está a informação de desde março o faturamento do setor caiu 71%. Além disso, 42% dos funcionários fixos ou não foram demitidos. 62% dos estabelecimentos conseguiram a redução média de 40% no valor do aluguel. 90% dos empresários ouvidos disseram ter contraído dívidas, comprometendo 46% do faturamento médio mensal de antes da pandemia.

De modo geral, o setor ficou em torno de 80 dias fechado, seguindo decretos municipais e estaduais.

O diretor da Abrasel Maringá, Rafael Cecato, disse que é um cenário desolador. [ouça no áudio acima]

No momento, a entidade busca mais flexibilização nos decretos municipais para os bares e restaurantes.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade