Após adiar entrega, CPI da Saúde deve apresentar relatório nesta semana
Imagem Ilustrativa | Foto: Rodisley Souza/CBN Maringá

Trabalhos

Após adiar entrega, CPI da Saúde deve apresentar relatório nesta semana

Política por Victor Simião em 25/08/2020 - 15:33

Embora o documento com as conclusões esteja pronto, presidente da comissão disse ter adiado a entrega para possibilitar que outras denúncias possam ser feitas, se for o caso. O prazo de trabalho se encerra nessa quarta-feira (26).

A comissão parlamentar de inquérito que investiga os gastos da secretaria de Saúde de Maringá nos últimos 12 meses finalizou o relatório. O item, com 150 páginas, seria apresentado nesta terça-feira (25). A CBN chegou a divulgar essa informação na noite de segunda (24) após apurar no bastidor. Entretanto, o presidente da CPI, vereador Flávio Mantovani (Rede) decidiu adiar a apresentação do relatório

Iniciado no dia 26 de maio, os 90 dias de trabalho se encerram nesta quarta-feira (26). Não houve o pedido de prorrogação por mais 45 dias. Cinco vereadores investigaram no período os gastos da saúde. A comissão foi criada após o secretário de Saúde de Maringá, Jair Biatto, ter tido que o município pagava até três vezes mais na compra de produtos. Ele se explicou depois, inclusive para a própria comissão, dizendo ter sido um mal-entendido.

Cinco pessoas foram ouvidas e documentos, avaliados. A CBN não teve acesso ao relatório, mas apurou que o foco do texto estará na afirmação do secretário. A CPI pede alguma medida por parte da Prefeitura de Maringá.

A comissão apontou gastos com horas extras e encontrou ao menos duas compras de remédios com valores acima da média.

O relatório final pode apresentar culpados ou não, e deve ser aprovado pela comissão em um primeiro momento. Depois, pelo plenário da Câmara de Maringá.

O presidente da CPI, Flávio Mantovani, disse que pediu para adiar a entrega do relatório porque gostaria que todos os cinco membros lessem o documento feito pelo relator, vereador Sidnei Telles (Avante). A ideia é que o item seja apresentado ainda nesta semana. Se for o caso, em uma reunião extra-oficial.

Mantovani também disse que é um prazo para que parlamentares que não fazem parte da comissão ainda possam apresentar denúncias, se houver. [ouça no áudio acima]

O regimento interno permite que um relatório paralelo seja feito em caso de discordância quanto ao conteúdo do relatório da CPI. O presidente descarta essa possibilidade.

O Ministério Público também acompanha a situação.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade