

Crescimento profissional
“Armadilha da perfeição” pode sabotar o plano de carreira
Economia por Brenda Caramaschi em 16/05/2025 - 11:45As redes sociais mostram um sucesso que beira a perfeição. Promoções rápidas, viagens internacionais, padrões de carreira bem-sucedida que parecem inalcançáveis… Como chegar lá?
As carreiras mais admiradas parecem lineares e impecáveis, sem erros no caminho. Mas isso não é real. O medo de errar, investir tempo e energia no que não dará certo ou falhar publicamente muitas vezes é a trava para o desenvolvimento.
O desafio de gestores é ajudar os times a ressignificar o erro e tornar o processo de crescimento menos ameaçador, pensando no longo prazo e ajudando o colaborador a perceber qual seu desejo genuíno, para que o caminho a seguir fique mais claro e ele possa entender mais do que apenas o que a empresa espera dele, com o que ele mesmo deseja conquistar. Focar nas qualidades ajuda o colaborador a traçar um plano com metas e objetivos mais palpáveis, criando metas simples e fáceis de serem alcançadas.
Assumir responsabilidade pela carreira é essencial para um desenvolvimento real e sustentável, mas ajudar os profissionais a aceitar erros e decepções como parte do processo é uma responsabilidade organizacional, com o auxílio de ferramentas como trilhas de aprendizagem e suporte institucional, diz a especialista em empreendedorismo feminino, Marya Lopes, que ressalta que a perfeição mostrada nas redes raramente mostra os erros, que todos nós cometemos na trajetória.
Notícias da mesma editoria


Cooperativismo

Empreendedorismo feminino
Primeira mulher a receber comenda da Acim tem trajetória marcante

Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade