Arquidiocese doa “Folha do Norte do Paraná” ao Patrimônio Histórico de Maringá
Reprodução/Miguel Fernando Peres

Jornal do bispo

Arquidiocese doa “Folha do Norte do Paraná” ao Patrimônio Histórico de Maringá

Cidade por Victor Simião em 14/11/2018 - 15:58

Edições do jornal serão digitalizadas em 2019. Periódico, conhecido como ‘jornal do bispo’, circulou de 1962 a 1979.

A Arquidiocese de Maringá, por meio do arcebispo Dom Anuar Batisti, doou o arquivo do jornal Folha do Norte do Paraná ao Patrimônio Histórico municipal. Esse setor, ligado à Secretaria de Cultura, é o responsável por guardar a memória da cidade. A doação ocorreu nesta semana. O jornal foi uma das tantas criações do Dom Jaime Luiz Coelho, o primeiro arcebispo de Maringá.

O periódico circulou de 1962 a 1979, e ficou conhecido como o “jornal do bispo”. É que era por meio do veículo que Dom Jaime manifestava suas opiniões.
Agora, o objetivo da Secretaria de Cultura é digitalizar o acervo em 2019. Dessa forma, pesquisadores poderão conhecer ainda mais a história de Maringá, afirmou Miguel Fernando Perez, responsável pela pasta.

O Patrimônio Histórico tem em seus arquivos periódicos que já não circulam em Maringá, mas que registraram o dia a dia do município. Entre eles está O Jornal, por exemplo. Segundo O secretário, digitalizar esse conteúdo é uma das metas também.

A ideia é ter um portal na internet com esses arquivos. No Brasil, grandes veículos, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, tem esse arquivo digital. A Biblioteca Nacional também, e funciona principalmente para consulta e pesquisa.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade