Banco de Ideias Legislativas vai incentivar a participação popular
CBN Maringá

O Assunto é Política

Banco de Ideias Legislativas vai incentivar a participação popular

O Assunto é Política por Diniz Neto em 16/10/2018 - 10:10

Banco de Ideias Legislativas vai incentivar a participação popular

 

BANCO DE IDEIAS LEGISLATIVAS

Em segunda discussão será votado hoje o projeto do vereador Altamir Antônio dos Santos (PSD) instituindo o Banco de Ideias Legislativas no município de Maringá. São objetivos do Banco de Ideias Legislativas: promover a legislação participativa no âmbito de Maringá; aproximar a Câmara de Vereadores da comunidade, permitindo que os cidadãos individualmente apresentem sugestões ao Parlamento; integrar as entidades da sociedade civil às discussões sobre o ordenamento jurídico do município. O Banco de Ideias Legislativas será atrelado ao Sistema de Apoio ao Processo Legislativo de Maringá ficando a cargo do servidor ou setor responsável por este a atribuição da sua gestão. Qualquer interessado poderá cadastrar sugestões junto ao Banco de Ideias Legislativas.

 

POPULAÇÃO DE RUA AUMENTOU CERCA DE 60%

Em entrevista a Luciana Peña, ontem, na CBN, Ana Lúcia, coordenadora do estudo sobre população de rua, confirmou que este ano a população cresceu quase 60%.

O número desse ano ainda é preliminar. A princípio é de 349. Ano passado foram encontrados 222, em 2016, 165, e em 2015, 219.

Grande parte do atendimento assistencial de Maringá é feito por ONGs. Faltam políticas públicas eficientes na área social.

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania voltou a lembrar que doações para entidades de assistência social são mais eficientes para ajudar quem precisa do que esmolas.

Há quem não concorde e é claro que a decisão é pessoal. Dar esmola estimula as pessoas a continuarem pedindo. E nunca se pediu tanto na cidade, como agora

 

IBOPE DIZ QUE BOLSONARO LIDERA PARA O SEGUNDO TURNO COM 59%

O Ibope divulgou ontem pesquisa para medir as intenções de votos para o segundo turno da corrida presidencial.

Segundo instituto, Bolsonaro tem 59% dos votos válidos e Fernando Haddad 41%, Votos válidos são todos os votos menos os brancos e os nulos.

As rejeições se inverteram. Haddad, segundo o Ibope, tem 47% e Bolsonaro 35%.

Pesquisa Ibope / TV Globo e O Estado de S. Paulo, divulgada dia 15/10/2018, realizada entre os dias 13 e 14 de outubro. Registro nº BR-01112/2018. Amostra: 2.506 pessoas. Margem de erro: +-2 pontos percentuais.

Amanhã, dia 17 de outubro, o DataFolha divulgará uma pesquisa.

 

AS PESQUISAS EXTEMPORÂNEAS

Durante o primeiro turno os institutos faziam pesquisas e também ouviam os eleitores sobre as intenções de votos para o segundo turno. Estes resultados para o segundo turno eram exaustivamente repetidos.

Comentamos aqui sobre a sua inutilidade, uma vez que o cenário de um possível segundo turno seria único. Não havia como medir esta intenção de votos fora do contexto de hoje, deste momento do segundo turno.

 

O resultado da pesquisa mostra que tínhamos razão. Os eleitores mudaram de opinião e de intenção de votos, diante de uma situação real, que era apenas hipotética durante a campanha para o segundo turno.

 

DEBATE DEVE SE APROFUNDAR

O debate sobre as pesquisas e as suas formas de divulgação deve se aprofundar.

A Constituição garante liberdade de iniciativa e de expressão. No entanto, alguns cuidados em defesa do eleitor e da democracia precisam ser tomados.

O mais importante parece ser a consciência do eleitor, que ficou clara com os resultados para o Senado e, de forma muito especial, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, para governador.

Sempre falamos aqui no ‘O Assunto é Política’: O eleitor pode e até deve acompanhar as pesquisas, mas deve manter as suas convicções e o seu voto. Não deve mudar em razão de pesquisas. De uma forma geral isto aconteceu nesta eleição, mostrando um novo eleitor, mais consciente, usando o seu voto a partir da sua vontade. É importante que esta evolução positiva continue avançando.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade