Caminhada encerra semana da pessoa com deficiência em Maringá
Carina Bernardino/CBN

Inclusão

Caminhada encerra semana da pessoa com deficiência em Maringá

Cidade por Carina Bernardino em 15/09/2019 - 12:33

Atividade foi no Parque do Ingá. Um atleta paralímpico maringaense participou da ação

Após seis dias de atividades, encerrou neste domingo (15) a Semana da Pessoa com Deficiência em Maringá, realizada pela Secretaria Municipal de Educação. O objetivo foi a inclusão e respeito às diferenças, principalmente na área da educação. As atividades marcaram o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no próximo dia 21. A secretária de Educação, Gisele Colombari, explica quais atividades foram realizadas no município.

Maringá tem 40 mil alunos matriculados na rede pública e, mais de 570 apresentam algum tipo de deficiência e recebem Atendimento Educacional Especializado. É o caso do filho da pedagoga Luciana Zanata Pinto Barbieri, que tem autismo. Ela ressalta a importância da rede de apoio. 

A caminhada no Parque do Ingá contou com com participação do atleta paralímpico Anderson Ferreira, que recentemente defendeu o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos em Lima, no Peru. Segundo o paratleta, ações como a caminhada ajudam na luta das pessoas com deficiência.

Além das áreas de educação e esporte, outro espaço de luta da categoria tem sido de mobilidade urbana, no trânsito maringaense. A professora Marisa Balbino raramente consegue estacionar nas vagas exclusivas para as pessoas com deficiência. Ela é mãe da Maria Clara, que é cadeirante.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência será celebrado no próximo sábado, dia 21. A data é importante para conscientização da sociedade e fomento da inclusão participativa.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade