Chuva e frio intenso: Confira a previsão do tempo para a semana em Maringá
Imagem Ilustrativa/foto: Thiago Louzada/Maringá em Fotos

Clima

Chuva e frio intenso: Confira a previsão do tempo para a semana em Maringá

Cidade por Monique Manganaro/GMC Online em 26/07/2021 - 12:11

A semana promete ser de mudanças extremas em todo o sul do Brasil. Uma nova onda de frio intenso deve atingir o Paraná nos próximos dias e a expectativa é que as temperaturas caiam drasticamente. Nesta segunda-feira (26), a frente fria começa a avançar pelas áreas mais ao sul do País, ainda longe do Paraná. No estado, o tempo se mantém firme e quente, principalmente no período da tarde. Maringá está entre as cidades onde a estabilidade atmosférica predomina. Sem previsão de chuva, o município terá um dia ensolarado, com temperaturas variando entre 18°C e 31°C.

Na terça-feira (27), o deslocamento do eixo mais instável da frente fria muda o tempo também no Paraná, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Ao longo do dia, áreas de instabilidade devem avançar pelo estado, podendo provocar chuvas. Junto à frente fria, uma massa de ar de origem polar se aproxima das regiões e começa a diminuir as temperaturas já no período da noite. Em Maringá, o tempo deverá seguir firme nesta terça, mas com temperaturas mais baixas. A mínima será de 14°C e a máxima de 28°C.

É a partir de quarta-feira (28) que o frio intenso se instala no estado. Maringá pode ter chuva neste dia, com o tempo parcialmente nublado na maior parte do tempo. Mas os efeitos do frio serão sentidos já nas primeiras horas da manhã. Mesmo com a instabilidade, a cidade terá mínima de 7°C e a máxima não deve passar dos 17°C.

A quinta-feira (29) promete ser o dia mais frio da semana, com mínima de apenas 1°C em Maringá e possibilidade de geada. A máxima, apesar da temperatura subir com a presença de sol, não deve passar dos 14°C. Na sexta-feira (30) o frio permanecerá intenso, mas o tempo já deve mostrar os primeiros sinais de que a frente fria começará a amenizar. Neste dia, Maringá ainda terá possibilidade de geada e as temperaturas vão variar entre 3°C e 19°C.

De acordo com o Simepar, essa onda de frio rigoroso tem características semelhantes ao evento ocorrido em julho de 2013, quando Maringá bateu recorde histórico de temperatura, com -0,5ºC. Este cenário deve causar a formação de geadas extensivas e de forte intensidade, o que pode trazer mais prejuízos à agricultura.

“O cenário está mudando constantemente, as previsões começam a se confirmar, de fato, de 24 a 48 horas antes. Mas será a onda de frio mais intensa do ano e está muito parecida com a de 2013. A geada já é uma certeza: vai ocorrer, no mais tardar sexta-feira, em todo o Paraná. Em Maringá, a temperatura pode ficar próxima a 0ºC na quinta ou sexta-feira”, disse o meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen em entrevista ao GMC Online.

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade