Como dar passagem a veículos de emergência? Bombeiro relata dificuldade e dá orientações
reprodução/YouTube

Trânsito

Como dar passagem a veículos de emergência? Bombeiro relata dificuldade e dá orientações

Trânsito por Monique Manganaro/GMC Online em 23/12/2020 - 16:23

Um vídeo divulgado nesta quarta-feira (23), pelo Corpo de Bombeiros acende um alerta para motoristas: você age corretamente para dar passagem para veículos de emergência? As imagens registradas por uma equipe de bombeiros, que se deslocava para atender uma ocorrência em Maringá, mostram a dificuldade de passagem pelo trânsito na área central da cidade. 

Estar atento ao trânsito e dar preferência a viaturas e ambulâncias é sinal de respeito e cidadania. Para cumprir o que exige a lei brasileira, a recomendação geral é sempre deixar a pista da esquerda livre para a passagem dos veículos, explica o tenente Alex Boni, do 5º Grupamento de Bombeiros, em Maringá. 

Em situações de trânsito congestionado, como em áreas centrais, nem sempre é fácil garantir que a pista esquerda esteja disponível. Nesses casos, a orientação, então, é que os veículos se posicionem a fim de liberar um espaço central para passagem da ambulância. “O ideal é que quem está na esquerda vá para a esquerda, quem está na direita vá para a direita, abrindo espaço ao centro da via”, explica o tenente. 

Uma emergência, segundo ele, é sempre caracterizada por sinais luminosos e sonoros emitidos pelos veículos. Por isso a importância em se manter alerta no trânsito para perceber qualquer sinal de urgência. “Se a pessoa está dentro do seu veículo, com vidros fechados e som ligado, é importante ter essa percepção se ela realmente não está ouvindo o aviso sonoro, ou se realmente está desligado. É muito comum a viatura estar com o aviso sonoro ligado e as pessoas não darem passagem”, diz Boni. 

Quando o motorista percebe o aviso de emergência, mas se depara com o semáforo fechado, a orientação, conforme o tenente, é avançar o sinal vermelho com a maior segurança possível para liberar a passagem do veículo de emergência. Segundo ele, em situações como essa, o motorista fica isento de multa por causa da visível emergência. “Aqui em Maringá, sempre que uma viatura passa na sequência de um veículo que avançou um semáforo, a Semob não notifica”, detalha. 

Determinadas ocorrências também exigem o atendimento de diversas equipes de socorro. Por isso, outra recomendação do Corpo de Bombeiros é manter a atenção para a quantidade de viaturas em deslocamento. De acordo com o tenente Boni, assim como no exemplo registrado no vídeo acima, muitas vezes, há mais de uma viatura em deslocamento e, assim que a primeira consegue passar em meio aos carros, os motoristas retornam aos lugares e impedem a passagem das demais viaturas.

“[Também] é muito importante que o veículo aguarde a passagem total da viatura. Muitas vezes, a gente está passando, o veículo começa a se deslocar e isso acaba criando uma condição insegura, propiciando colisão”, alerta.

A obrigatoriedade em dar passagem a veículos de urgência e emergência está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em caso de desrespeito à medida, o motorista pode cometer infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade