Mercado de trabalho
Como líderes lidam com profissionais que ainda não dominam IA
Economia por Brenda Caramaschi em 19/01/2026 - 10:00Um novo desafio para executivos no Brasil é lidar com talentos recém-formados que chegam ao mercado sem domínio de inteligência artificial justamente numa fase em que as empresas aceleram o uso dessas ferramentas para decisões e produtividade. Enquanto muitas organizações usam IA como diferencial competitivo e esperam resultados imediatos, muitas faculdades ainda restringem o uso da tecnologia em sala de aula, o que deixa profissionais menos preparados para aplicar a IA no trabalho, sem domínio das ferramentas mais exigidas - e ainda há a geração antiga, que viu a IA chegar, sem saber como usar inteligência artificial para acelerar tarefas ou tomar decisões estratégicas.
Especialistas apontam que fechar essa lacuna exige ações estratégicas: priorizar a capacidade de usar IA no dia a dia, fortalecer parcerias com instituições de ensino e criar oportunidades de aprendizado contínuo dentro da empresa. Jorge Matos, mestre em Gestão de Negócios pela FGV, especialista em desenvolvimento humano e CEO da Etalent, explica como os líderes podem equilibrar a necessidade de resultados com o investimento em capacitação em IA para novos talentos.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade