Copel recuperou 4,8 mil megawatt-hora de energia no Noroeste do Paraná em 2023
Foto: Coprel

“Gatos”

Copel recuperou 4,8 mil megawatt-hora de energia no Noroeste do Paraná em 2023

Economia por Letícia Tristão em 13/03/2024 - 16:32

Isso significa um valor de R$ 6,8 milhões. Segundo a Copel, os furtos de energia, prática conhecida como “gato de energia”, são comuns, mas um risco para a população. No Paraná, somente em 2023, a Copel detectou 23 mil casos de irregularidades e desvios na medição do consumo de energia. E essa energia recuperada, possibilitou a recuperação de R$ 46 milhões. De acordo com a Copel, a fiscalização é feita todos os dias por equipes que usam análise de dados para direcionar saber onde procurar, combinada com a observação técnica em campo e o uso de ferramentas que conseguem indicar interferências, mesmo quando estão camufladas. No ano passado, foram feitas quase 81 mil inspeções desse tipo em todo o Paraná, ou seja, uma média de 311 inspeções por dia útil do ano. O montante de energia recuperada foi de 77,6 gigawatts-hora, que seriam suficientes para abastecer um município com 30 mil habitantes. Segundo o superintendente comercial da Copel, Breno Castro, o dano causado pela prática de furto de energia vai além dos prejuízos financeiros.

Denúncias anônimas podem ser feitas através do telefone 0800-510-0116, na opção “falar com um atendente”. Ao constatar um procedimento irregular na medição de energia, a regulação instituída pela Agência Nacional de Energia Elétrica determina que as distribuidoras podem cobrar retroativamente a energia desviada por até 36 meses em valores corrigidos, acrescida de custos administrativos. O furto de energia elétrica é crime previsto em lei, com pena de reclusão de um a cinco anos e multa.

Com informações da AEN.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade