Covid-19 em Maringá: Estudo aponta queda de óbitos entre idosos em função da vacinação
Imagem ilustrativa/foto: Jose Fernando Ogura/AEN

Imunização

Covid-19 em Maringá: Estudo aponta queda de óbitos entre idosos em função da vacinação

Saúde por Lethícia Conegero/GMC Online em 24/06/2021 - 19:47

A vacinação contra a Covid-19 já traz resultados práticos na queda da mortalidade de idosos em Maringá. É o que aponta um levantamento do ‘Observatório Covid-19’, formado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) e pela UniCesumar. O estudo considera os dados atualizados até esta terça-feira (22).

Os idosos começaram a ser vacinados em fevereiro deste ano em Maringá. Em março, mês com o maior número de mortes por complicações da Covid-19 na cidade, houve um crescimento na mortalidade de pessoas com 60 anos ou mais. Mas em abril os óbitos neste grupo começaram a cair significativamente e seguem em queda.

Segundo o estudo, a tendência é de que em junho a maioria dos óbitos por Covid-19 em Maringá seja entre pessoas com menos de 60 anos: de 40 a 59 anos.

Veja o gráfico:

Fonte: Observatório Covid-19
Fonte: Observatório Covid-19

De acordo com o presidente da Câmara Técnica de Educação do Codem e coordenador do Observatório Covid-19 Maringá, Guaracy Silva, os números reforçam a eficácia da imunização na cidade.

“Percebemos uma redução significativa no número de óbitos de idosos por covid-19. A taxa de óbitos de maringaenses com 60 anos ou mais, que era o grupo com grande incidência, desde março deste ano está bem menor do que foi no pico da pandemia. Hoje já não é nem o grupo que representa o maior volume de mortes em números absolutos. O grupo de adultos entre 40 e 59 anos ultrapassou nos últimos dias o número de óbitos de idosos. Sem dúvida nenhuma um fenômeno da vacinação, por isso a importância da população se conscientizar e buscar a cobertura plena. […] A vacinação avança em uma velocidade bastante interessante em Maringá, mas o desafio ainda é muito grande, visto que a capacidade dos hospitais está no limite e o processo de imunização total demora alguns meses ainda para surtir efeito”, detalhou em entrevista ao GMC Online.

O estudo do ‘Observatório Covid-19’ reúne dados da Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Universidade Johns Hopkins. A análise foi feita por Ícaro da Costa, pós-graduando em Biotecnologia Ambiental.

Vacinômetro

Na terça-feira (22), Maringá chegou a marca de 194.718 pessoas vacinadas com a primeira dose. O número corresponde a 54,53% da população adulta. No total, 51.828 pessoas receberam a segunda dose do imunizante.

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade