Da delegacia para o rádio: escrivã auxilia o empoderamento feminino
Divulgação

Patrulha do Batom

Da delegacia para o rádio: escrivã auxilia o empoderamento feminino

Paraná por Victor Simião em 18/01/2019 - 16:18

A policial civil Paula Apoloni divide rotina agitada com a apresentação do “Patrulha do Batom”, em Astorga. A iniciativa surgiu em 2018 – e, se tudo der certo, vai se tornar aplicativo para auxiliar denúncias de violência doméstica. 

Relatórios, investigação e operações: há uma década essa tem sido a vida escrivã da Polícia Civil Paula Apoloni. Aos 35 anos, a maringaense vive há quatro em Astorga, cidade que fica a 50 quilômetros de Maringá, norte do Paraná. Engajada em questões sociais, principalmente as que envolvem mulheres vítimas de violência, ela decidiu ir além, e não só auxiliar como uma agente do Estado. No ano passado, Paula criou o “Patrulha do Batom”, um programa que vai ao ar semanalmente em uma rádio da cidade.

Por ter contato com mulheres em situação de risco, a policial percebeu que muitas não conheciam os próprios direitos. Pensando nisso, ela desenvolveu o projeto. Da delegacia para o rádio, toda quinta-feira, às cinco horas da tarde, ela apresenta o Patrulha do Batom.

O objetivo é dar informações e auxiliar o empoderamento das mulheres; mas também ajudar os homens a entender o machismo – e eles participam, diz a policial. O programa também discute os temas da semana, conta Paula Apoloni. Com isso, ela quer contribuir para mudar a sociedade.

O Patrulha do Batom tem criado novas frentes de trabalho. Uma delas, em parceria com o projeto Sarau no Quintal, é a Geloteca  – uma geladeira sem uso em que são colocados livros para empréstimo. Já são três itens do tipo, espalhados por postos de Saúde. E vem novidade por aí. Um aplicativo chamado Sempre Alerta, que funciona já em outros estados como Pernambuco, buscou a Patrulha para uma parceria. 

O Patrulha do Batom no momento também auxilia a criação de um centro para atender vítimas de violência doméstica.

Mais informações sobre o programa de rádio e a atuação de Paula Apoloni podem ser obtidas pela internet. É só procurar por Patrulha do Batom no Facebook ou no Instagram.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade