Dados bancários: o debate sobre transparência

O Assunto é Política

Dados bancários: o debate sobre transparência

O Assunto é Política por Diniz Neto em 29/11/2019 - 10:06

 

Na coluna de hoje:

- BLACK FRIDAY

- CONTRA CORRUPÇÃO E CRIME ORGANIZADO

- QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME

- SEM CONSENSO SOBRE A PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA

- DIA 8 DE DEZEMBRO

- AUMENTO DE SUBSÍDIO DE VEREADORES

- AMP FIRMA CONVÊNIO COM O SEBRAE

- ASSOCIATIVISMO 4.0 PARA ACESSO A MERCADOS

- FOCO NA INOVAÇÃO

- BRAÇO SOCIAL DO GOVERNO DO PARANÁ

 

 

29 de novembro, sexta-feira. 32 dias para o fim do ano.

 

BLACK FRIDAY

O Dia da Black Friday é comemorada anualmente em novembro, um dia depois do Dia de Ação de Graças. A data é conhecida mundialmente como uma ação promocional que oferece grandes descontos em diversos produtos de várias lojas do comércio.

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos com o conceito de oferecer grandes descontos para diversos produtos em grandes lojas (físicas e online).

No Brasil, a primeira edição da Black Friday aconteceu em 2010, seguindo o mesmo formato da Black Friday americana. Inicialmente, o fenômeno de promoções foi implementado em produtos de lojas online. Com o sucesso da proposta e aceitação do público, essa ação passou a ocorrer também em lojas físicas.

 

-------

CONTRA CORRUPÇÃO E CRIME ORGANIZADO

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira, que o compartilhamento total de dados financeiros da Receita Federal com o Ministério Público não precisa de  autorização judicial. Durante o julgamento, o compartilhamento de dados bancários suspeitos obtidos pela Unidade de Inteligência Financeira (UIF), do Banco Central (BC), antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), foi discutido, mas ainda não é possível saber se haverá votos suficientes para proclamar o resultado nesta questão. Na quarta-feira (4), o assunto será debatido em uma nova sessão.

Após quatro sessões de julgamento, por 9 votos a 2, a maioria dos ministros entendeu que o envio é constitucional e não se trata de quebra ilegal de sigilo fiscal. O ministro Dias Toffoli havia votado a favor de restrições ao compartilhamento, mas no final do julgamento aderiu à maioria e retificou o voto.

As informações financeiras são usadas pelo MP para investigar casos de corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e movimentações financeiras de organizações criminosas. De acordo com a legislação, a Receita e o antigo Coaf têm a obrigação de enviar informações suspeitas ao MP.

 

QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME

A decisão do Supremo é favorável a medidas de combate à corrupção e ao crime organizado. Parece claro: quem não deve, não teme a disponibilização de dados financeiros.

Claro que a questão tem aspectos jurídicos complexos, há direitos constitucionais a serem levados em conta, mas não parece ser possível criar uma barreira de proteção beneficiando quem comete ilícitos.

 

SEM CONSENSO SOBRE A PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA

Enquanto isso, no Congresso Nacional, Câmara dos Deputados e Senado não chegaram ainda a um acordo sobre o que mudar para garantir a prisão após condenação em segunda instância.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, nega uma disputa por protagonismo com o Senado.

Para ele, a Câmara já tomou a decisão e está sendo instalada a comissão especial para debates a PEC da segunda instância, que já foi aprovada na CCJ.

Maia disse que não está brigando por protagonismo nenhum.

O presidente da Câmara argumentou, ainda, que considera inconstitucional qualquer mudança no artigo 5º da Constituição, assim como a saída encontrada por senadores de modificar o Código de Processo Penal, algo que, na opinião dele, é passível de "risco de inconstitucionalidade muito grande".

 

DIA 8 DE DEZEMBRO

No domingo, 8 de dezembro, às 14 horas, na praça da Catedral, acontecerá um ato público com pauta única: Defesa da prisão após condenação em segunda instância.

O evento está sendo organizado pela Coalizão de Direita.

 

AUMENTO DE SUBSÍDIO DE VEREADORES

Os vereadores precisarão fixar os salários dos vereadores, prefeito, vice e secretários para a nova legislatura e gestão 2021 a 2024, antes da eleição do ano que vem.

Temos noticiado sobre câmaras municipais que têm compreendido o momento do país e reduzido os seus subsídios e os salários de prefeitos, vices, vereadores e secretários.

Na região, o vereador de Itambé, Stheevan Pavesi, é contra aumentos de salários.

Ele me manda, regularmente, informações sobre este tema.

Em Floresta, município vizinho, parece que os vereadores planejam aprovar um aumento para o próximo mandato. Vamos acompanhar os projetos relacionados ao tema para informar os ouvintes da CBN Maringá. 

 

AMP FIRMA CONVÊNIO COM O SEBRAE

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Darlan Scalco, prefeito de Pérola, assinou convênio com o Sebrae para desenvolvimento das micro e pequenas empresas dos municípios.

A assinatura aconteceu na abertura da XVI Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa, na noite dessa quinta-feira, 28 de novembro.

Participaram da solenidade o presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles, e o Diretor superintendente do Sebrae Paraná, Vitor Roberto Tioqueta.

Pelo convênio, os municípios do Paraná atuarão junto com o Sebrae para o desenvolvimento e fortalecimento dos mercados e empresas locais.

 

ASSOCIATIVISMO 4.0 PARA ACESSO A MERCADOS

Outro convênio importante para as micro e pequenas empresas foi assinado ontem, em Curitiba, entre o Sebrae e a Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conampe).

O convênio para “Associativismo 4.0 para Acesso a Mercados” tem como objetivo incluir as micro e pequenas empresas em portais de vendas nacionais e internacionais, criando novas possibilidades de vendas.

A ideia é apoias as empresas para um novo momento de fortalecimento, utilizando, através do associativismo, tecnologia para multiplicar vendas.

Com o convênio o Sebrae amplia parcerias, nos estados brasileiros, chegando a federações e associações de micro e pequenas empresas e multiplicando resultados.

 

FOCO NA INOVAÇÃO

Não é só o presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles, que está focado em inovação.

O governo federal sabe que resultados para o país dependem de mudanças profundas no estado e na cultura do país.

José Ricardo de Freitas Martins da Veiga vem realizando um trabalho, na Secretária Especial de Modernização do Estado (SEME), ligadas à Secretaria-Geral da Presidência da República.

 

BRAÇO SOCIAL DO GOVERNO DO PARANÁ

O Governo do Estado lançou ontem, quinta-feira (28), em Jandaia do Sul (Vale do Ivaí), um programa de desfavelamento. O objetivo é realocar de famílias residentes em assentamentos precários em todo o Paraná e oferecer a ele oferta de serviços públicos.

A iniciativa envolve o trabalho multidisciplinar de diversos órgãos estaduais e a parceria com as prefeituras.

Quem tem debatido com as comunidades do Paraná iniciativas como esta é a Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social do Estado do Paraná – a SUDIS.

Segundo o govenador Carlos Massa Ratinho Junior, a superintendência é um braço social do governo e está contribuindo com várias iniciativas, como no processo de desfavelamento, de atendimento a populações historicamente marginalizadas e a erradicação da pobreza extrema.

No próximo dia 3 de dezembro, terça-feira, o antropólogo Mauro Rockenbach coordenará uma audiência da SUDIS em Maringá, a partir das 19h30, no bloco B33 (conhecido como PDE), na UEM. 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade