De todas as mortes este ano no mundo, 2.3% foram por Covid-19
Imagem Ilustrativa/Foto: freepik

Pandemia

De todas as mortes este ano no mundo, 2.3% foram por Covid-19

Saúde por Luciana Peña em 01/10/2020 - 10:50

O restante teve outras causas. A comparação ajuda a refletir sobre as mortes que podem ser prevenidas. O álcool e cigarro, por exemplo, mataram mais de 5 milhões de pessoas este ano no mundo.

Esta semana, o número de mortes por Covid-19 no mundo ultrapassou a marca de um milhão. Até essa quarta-feira (30), um milhão, 13 mil e 908 pessoas tinham morrido por causa da doença.

É um número superlativo que carrega a dor e o sofrimento de muitas famílias.

Mas representa 2,3% do total de mortes este ano no mundo. 44 milhões de pessoas morreram de janeiro até setembro. 97,7 % de outras causas.

As principais foram doenças contagiosas, que mataram 9 milhões de pessoas e câncer: 6 milhões de vítimas.

A comparação ajuda a refletir sobre mortes que podem ser prevenidas. São doenças que não precisam esperar por uma vacina, mas dependem da conscientização de cada um de nós.

O cigarro, por exemplo, matou 3 milhões 745 mil pessoas este ano. O excesso de álcool levou embora um milhão e 873 mil vidas.

Até a malária matou este ano quase tanto quanto a Covid-19.

Os dados estão numa pesquisa do professor de estatística José Gonçalves Vicente, que acompanha diariamente informações divulgadas por órgãos oficiais de saúde. [ouça no áudio acima]

Mesmo sem tratamento específico e sem vacina, o número de recuperados da Covid-19 continua sendo alto. 25 milhões de pessoas já se recuperaram no mundo. [ouça no áudio acima]

O número de mortes por Covid-19 no mundo, atualizado no fechamento desta reportagem, era de um milhão, 14 mil 930.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade